18 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Dia do Trabalho com novas leis: entenda o que mudou com a pandemia!

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Especialistas explicam as principais mudanças no regime de trabalho após o início do isolamento por conta da covid-19

A chegada da covid-19 e sua disseminação pelo mundo transformou o comportamento da sociedade, levou muitos ao isolamento social e consequentemente mudou a maioria das relações de trabalho empregado x empregador, tudo em busca da segurança de todos. Com isso, o Ministério Público, por meio de Medidas Provisórias, mudou regras relativas a banco de horas, feriados, férias, home office, remuneração e muito mais, para auxiliar empresas e trabalhadores nesse momento de pandemia.

Segundo a contadora e especialista em controladoria e gestão tributária sócia da empresa EBITDAH, Emanueli Cristini, desde meados de março vem ocorrendo mudanças constantes no sistema trabalhista para tentar adequar à realidade atual e assim tentar minimizar os impactos que o avanço da doença causa em toda a economia mundial.

Emanueli explica que dentre as importantes decisões do MP foi a Medida Provisória 936, com a possibilidade de redução por parte do empregador da carga horária do seu funcionário em até 70% com redução salarial equivalente. Podendo isso ser feito por até 90 dias. “Além disso, há também a possibilidade da suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias. E em ambos os casos, haverá o pagamento pelo governo e garantia de que o trabalhador receba no mínimo um salário mínimo e outras regras aplicáveis”, complementa ela.

A contadora também explica que a medida provisória também determina que a empresa contratante garanta o posto de trabalho ao empregado após a normalização da jornada pelo mesmo tempo que houve a redução. Ou seja, se ele trabalhou os 90 dias com salário reduzido, depois ele deve voltar ao salário inicial e trabalhar por no mínimo mais três meses, não podendo ser demitido.

Outra mudança foi que muitas empresas adotaram o home office, o chamado teletrabalho, para reduzir a disseminação do Coronavírus. E com isso, o Ministério Público também reeditou algumas regras nesta relação de trabalho que se tornou uma das principais soluções para as empresas seguirem com seus negócios e manter muitos empregos. Emanueli Cristini explica que com a nova medida abriu-se a possibilidade de se realizar a mudança do regime presencial para teletrabalho com aviso prévio de apenas 48 horas, isso, claro, havendo acordo entre as partes. Caso o empregado não aceite, ele quem deve pedir a demissão.

A especialista em finanças corporativas, custos e gestão orçamentária, Mônica Santos, também explica que por meio da MP 927, criou-se a possibilidade do empregador e empregado estabelecerem acordos trabalhistas, como licença não remunerada e também outros arranjos negociais em que haja, por exemplo, a antecipação de férias com aviso em 48h. “Outras mudanças foram a possibilidade de antecipação de períodos futuros de férias (não adquiridos) por acordo individual do trabalho, bem como possibilidade de pagamento de 1/3 de férias junto com o 13º salário.”, complementa.

Outra mudança importante foi sobre os feriados, que esse ano são muitos. Com a nova MP, feriados não religiosos federais, estaduais e municipais também podem ser antecipados pelos empregadores. O empregado folgaria agora para trabalhar no dia real do feriado sem direito a hora extra de 100%.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade