28.3 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

Dia do Amigo: Ser voluntário é um gesto que faz bem à saúde

Leia Também

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

Estado anuncia apoio de R$ 300 milhões para manutenção de empregos

Medidas contemplam abertura de linhas de crédito e prorrogação de taxas estaduais por 90 dias como ICMS do Simples Nacional.

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Estudos mostram que ajudar ao próximo pode aumentar, inclusive, o tempo de vida

Nesta sexta-feira (20) é comemorado o Dia do Amigo e vale lembrar que ser voluntário é um gesto de amizade que não faz bem apenas a quem recebe a ajuda. Algumas pesquisas apontam que quem pratica o bem também sai ganhando.

Um estudo recente publicado pela Universidade de Harvard, por exemplo, comprovou que ser voluntário traz muitos benefícios para a saúde, diminuindo o estresse e, com isso, melhorando a qualidade de vida. Além disso, a pesquisa aponta que o contato com pessoas com diferentes problemas faz com que o voluntário se cuide mais e fique mais atento às suas próprias necessidades.

Um outro levantamento, da Universidade do Arizona, mostra que pessoas envolvidas com o trabalho voluntário chegam a viver 24% a mais do que o resto da população.

Quem pratica o bem de forma voluntária confirma que ajudar ao próximo traz muitos benefícios. A analista de Regulação da Unimed Vitória, Janaína Surrage, participa do projeto Dr. Unimed há oito anos. Por meio da iniciativa, ela faz visitas frequentes a hospitais levando alegria a pacientes internados. Ela conta o quanto essa experiência é positiva em sua vida.

“São lições para a vida, verdadeiros aprendizados, momentos especiais em que a gente pode se dedicar ao outro. Esse trabalho muda a nossa postura diante dos problemas, a gente passa a valorizar mais as pequenas coisas e desenvolve o respeito pelo outro. E eu percebo que tudo isso faz muito bem à saúde, do corpo e da mente”, analisou.

Autoestima

Analista de relações jurídicas da Unimed Vitória, Aretha Diniz Lemos, também participa do Dr. Unimed há cerca de 8 anos e diz que ser voluntário é uma experiência muito rica e agregadora. “Sempre faz bem proporcionar alegria ao próximo. A gente passa a olhar a vida de outra forma. Pretendo continuar por muito tempo nessa atividade”, disse.

A psicóloga do programa Viver Bem da Unimed Vitória Rovena Esmidre explica que as atividades voluntárias realmente só fazem bem, para quem pratica e para quem recebe a ajuda.

“O voluntariado leva a um sentimento de plenitude e satisfação. O ato pode ser um meio de alívio de estresse e angústias e gera a sensação de alegria e bem-estar”, analisou a especialista.

Além disso, ela destaca que o voluntário tem uma melhora da autoestima, se sente útil e passa a pensar a valorização da vida de uma forma diferente. “Todos esses fatores levam a uma melhora significativa da qualidade de vida, e, certamente, da saúde do corpo e da mente”, concluiu.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade