21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Dia de Cooperar já beneficiou mais 2,5 milhões de pessoas

Festejado todos os anos no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo é marcado pela realização de projetos de transformação nas comunidades. 

No primeiro sábado de julho, este ano dia 02, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. E n Brasil, tradicionalmente é realizado o Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – o programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. 

- Continua após a publicidade -

Dia de Cooperar já beneficiou mais 2,5 milhões de pessoas

E as cooperativas capixabas estão mais uma vez mobilizadas. Este ano, as celebrações serão realizadas no interior do estado, em Santa Maria do Jetibá, a duas horas de Vitória. O evento, que traz o tema  “Diga não às drogas – todos cooperando pela saúde”, será na Praça Municipal, no centro da cidade e aberto ao público. A atividades, claro, voltadas para a saúde. 

Reunidos em praças e escolas públicas, cooperativas oferecem diversos serviços gratuitos à população, entre eles, aferição da pressão arterial e da taxa de glicose, corte de cabelo, emissão de documentos, arrecadação de donativos e apresentação culturais. Somente em 2015, mais de 1200 cooperativas realizaram ações de saúde, educação, cidadania e preservação do meio ambiente, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. AS campanhas em todo o país utilizam sempre a mesma marca

Na avaliação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia C é a oportunidade que as cooperativas têm para estar próximas à comunidade. “Alinhados aos princípios cooperativistas, os voluntários desenvolvem cada vez mais projetos estruturados que promovem uma verdadeira transformação social”, ressalta.

A novidade este ano, é que as ações do Dia de Cooperar contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU por um mundo melhor e mais justo. Para Monica Vallarindo, representante do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), o cooperativismo é uma grande força para incentivar o voluntariado no Brasil. “Cooperativa é uma união de pessoas que trabalham por um objetivo em comum. Quando elas passam a agir em benefícios de outras pessoas, por meio do trabalho voluntário, se transformam em poderosos agentes de transformação”, afirma.

ESB Debate – Mais de um bilhão de profissionais estão ligados diretamente ao cooperativismo no mundo, distribuídas em 90 mil cooperativas que geram mais de 100 milhões de empregos diretos. No Brasil, já são mais de 7 milhões de associados e as cooperativas capixabas, que reúnem 238.786 cooperados, tiveram um faturamento total de R$ 4,1 bilhões em 2014. Mas ainda há muitos obstáculos que precisam ser vencidos  dúvidas esclarecidas. Por isso, a revista ES Brasil vai reunir especialistas do setor, no próximo dia 12 de julho, para o ES Brasil Debate O Novo Cooperativismo, evento que tem a correalização da OCB-ES. 

Dia de Cooperar já beneficiou mais 2,5 milhões de pessoas

Data: 12 de julho (terça-feira) 
Horário: 19h30 
Local: Bristol Century Plaza – Praia de Camburi – Vitória/ES
A participação dá direito a certificados, emitidos on-line

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA