Dia das Mães deve ser bom para vendas, aponta estudo

Os segmentos mais beneficiados devem ser os de perfumaria e cosméticos (+11,1%), além das lojas de vestuário, calçados e acessórios (Fotografia - iStock)

As compras no Estado devem superar a média nacional

O volume das vendas do comércio no Espírito Santo para o mês das Mães 2019 deve registrar crescimento de até 6% em relação ao ano passado, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). No Estado, o mês das mães apresentou crescimento de 5,2% o ano de 2018 em comparação a 2017.

Se a previsão se confirmar, os números do Estado serão maiores do que a média nacional, projetada para um incremento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado,  como apontou o levantamento a confederação nacional do setor, a CNC.

Comemorado oficialmente no segundo domingo do mês, o Dia das Mães é considerada a segunda melhor data comemorativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

A estimativa de valor a ser desembolsado deve ficar entre R$ 120 e R$ 150 nos segmentos de vestuário e acessórios, perfumaria e cosméticos e telefonia celular, que devem registrar maior movimento no comércio.

No Brasil

Confirmadas as previsões, este será o terceiro ano consecutivo de aumento real das vendas desta data. O estudo da CNC indica, ainda, que a data deve registrar movimentação financeira de R$ 9,7 bilhões neste ano, nível equivalente ao volume de vendas verificado em 2014, que foi de R$ 9,6 bilhões.

A CNC explica que a principal razão para o terceiro aumento consecutivo do faturamento real do varejo brasileiro nesta data está no comportamento dos preços. Os repasses de preços acima da taxa de inflação ao consumidor não têm sido tão grandes porque o mercado ainda vive sob a fragilidade do processo de recuperação econômica. Além disso, ainda há a alta da moeda americana, que variou 7% nos últimos 12 meses.

(Fotografia – Divulgação)
Perfumaria e cosméticos terão destaque nas vendas

Os segmentos de perfumaria e cosméticos (+11,1%), além das lojas de vestuário, calçados e acessórios (+10,1%), devem se destacar positivamente nas vendas para o Dia das Mães. Por outro lado, as vendas no ramo de livrarias e papelarias – segmento que vem perdendo participação no varejo há anos – deverão ter uma perda média de 21,0% ante o mesmo período do ano passado.

Além disso, dos dezenove itens que compõem a cesta de bens e serviços avaliados, sete encontram-se mais baratos do que há um ano, com destaque para as variações observadas nos preços dos artigos de maquiagem (-6,3%), tênis (-2,7%) e bolsas (-2,2%). Em contrapartida, três dos dezenove itens acusam variação de preços acima da inflação, são eles: livros (+8,8%), cinema (+8,7%) e eletrodomésticos (+8,3%).

Conteúdo Publicitário