25.8 C
Vitória
quinta-feira, 29 outubro, 2020

Detran|ES e Hemoes realizam ação para estimular doação de sangue

Leia Também

Sebrae trabalha para ampliar a participação dos pequenos negócios nas exportações brasileiras

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou de um painel do Nordeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Emprego na construção é o maior para setembro nos últimos oito anos

A indústria da construção civil segue em ritmo acelerado, com avanço na atividade e na utilização da capacidade operacional. Com informações da Agência Brasil  A pesquisa...

Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada até final de novembro

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite, e sarampo foram prorrogadas em todo o país até o dia 27 de novembro

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) realizaram, nesta quinta-feira (17), a ação conjunta “Doar sangue é habilitar-se para salvar vidas”.

A ação marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Estado, que ocorre em todo o País, do dia 18 a 25 deste mês, e obteve mais de 70 doações.

A iniciativa foi realizada no Centro Metropolitano de Provas Práticas, no Pavilhão de Carapina, na Serra, onde são feitas as provas de moto para candidatos da Grande Vitória, e contou com o voluntariado de instrutores de trânsito, psicólogos e demais colaboradores de Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de clínicas credenciadas ao Detran|ES, além de candidatos que realizavam a prova no local.

No espaço, a coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea ficaram a cargo da equipe do Hemoes no ônibus, e também contou com estruturas cobertas para espera, triagem e atendimento médico.

Para o diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, a escolha pelo Centro Metropolitano tem um simbolismo, já que praticamente metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais envolve motociclistas no Espírito Santo.

“Nossa gestão quer investir cada vez mais na sensibilização das pessoas para que se atentem aos riscos de não ter atitudes corretas no trânsito e para ajudar a colocar a doação de sangue no dia a dia dos capixabas. Por isso, lançamos mão de parcerias importantes como essa do Hemoes e valorizamos a educação para o trânsito, como forma de mobilizar a população para que mudemos a cultura da permissividade e implementemos a da segurança nas vias, sobretudo respeitando a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas e motociclistas, por serem, nas vias, mais frágeis que os demais condutores”, salientou Givaldo Vieira.

A diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, ressaltou a importância de ações como essa, junto ao Detran|ES. “É uma parceira importante para sensibilizar toda a população, especialmente os futuros condutores, para a mudança de cultura de ser um doador regular e entender a importância desse ato. Doar sangue é um ato de amor e que pode salvar vidas. Temos registrados estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável nos últimos meses e estar aqui hoje também ajuda na mensagem de incentivo à população e de captar novos doadores”, destacou

Só de janeiro a junho deste ano, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.417 atendimentos por acidentes de trânsito, realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Em casos de situações de gravidade extremas, como acidentes automobilísticos, é utilizado o sangue O negativo. “É essencial mantermos os estoques em nível aceitável de todos os tipos sanguíneos, em especial o de O negativo, usado em situações de urgência. Além de também garantir que não haja a falta de hemocomponentes”, explicou a diretora geral do Hemoes.

Os candidatos que estavam fazendo prova da categoria A (motocicleta) no local também foram incentivados a participar da ação. “Meu filho já ficou internado algumas vezes em hospitais de Vitória e sei a necessidade que é a doação de sangue na vida das pessoas. Eu sempre quis doar, mas nunca tive a oportunidade. Essa iniciativa me encorajou. Também reconheço a relação entre o trânsito e a internação de pessoas nos hospitais e procuro andar corretamente no carro”, contou a moradora de Cariacica Macirlei dos Santos de Resende, candidata à Habilitação de moto.

Onde doar

Em caso de doações nas unidades, a população pode agendar o atendimento nos hemocentros regionais em Colatina, Linhares e São Mateus, e também no Hemoes, em Vitória, e na Unidade de Coleta de Sangue da Serra.

Os serviços estão trabalhando com sistema de agendamento, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, visando à redução da circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração e a possibilidade de transmissão da Covid-19.

Há também as ações de coleta externas, sejam pelos agendamentos dos ônibus do Hemoes ou agendamento para o uso de equipamentos portáteis. Para mais informações de como fazer a solicitação dos serviços, clique aqui.

Agende sua doação hoje mesmo:

-Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

-Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

-Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

-Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

-Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Recept: Turismo receptivo ganha representação

Com o objetivo de ajudar a fortalecer o setor de turismo receptivo brasileiro, que conta com mais de 3 mil agências, foi lançada, nesta terça feira (27) a Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo).

Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line

O programa Qualificar ES abriu 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. Aqueles que possuem mais de 16 anos e acesso à internet já podem se inscrever.

Visitas ao Parque da Pedra Azul agendadas por e-mail

O parque da Pedra Azul funciona em dois turnos, de 8h às 11h e de 13h às 16h, com limite de 50 visitantes por turno

Espírito Santo ganha novo espaço cultural

Os capixabas vão poder contar com mais um espaço para o crescimento e fomento da cultura no Estado

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital

Cinemas voltam a funcionar

As redes kinoplex e Cinemark voltaram a abrir as portas depois de meses fechados.

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Pet – Um mercado sem crise

Segmento cresce na mesma proporção que o amor dos tutores por seus "filhos" A gente ama, cuida e não vive sem. Sendo eles pequenos, peludinhos...

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes

Vida Capixaba

Recept: Turismo receptivo ganha representação

Com o objetivo de ajudar a fortalecer o setor de turismo receptivo brasileiro, que conta com mais de 3 mil agências, foi lançada, nesta terça feira (27) a Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo).

Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line

O programa Qualificar ES abriu 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. Aqueles que possuem mais de 16 anos e acesso à internet já podem se inscrever.

Visitas ao Parque da Pedra Azul agendadas por e-mail

O parque da Pedra Azul funciona em dois turnos, de 8h às 11h e de 13h às 16h, com limite de 50 visitantes por turno

Espírito Santo ganha novo espaço cultural

Os capixabas vão poder contar com mais um espaço para o crescimento e fomento da cultura no Estado
Continua após publicidade