As agências municipais do Detran-ES nos municípios de Pedro Canário e Ecoporanga começaram a fornecer o serviço de coleta de dados biométricos
Por Otávio Gomes*
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) ampliou o serviço de coleta biométrica de foto, assinatura e digitais para os municípios de Pedro Canário e Ecoporanga. Os serviços começaram a ser prestados nas sedes do Detran-ES de ambos os municípios na última semana.
O condutor interessado em realizar a coleta deve agendar previamente o atendimento no site do Detran-ES, acessar o botão ‘Agendamento’ na página principal e selecionar o serviço de Biometria, a agência, o dia e horário de atendimento.
A expansão do serviço para o interior do Estado é uma demanda antiga das administrações municipais e faz parte do projeto de expansão dos atendimentos na área de Habilitação do Departamento. Para se ter uma ideia, os condutores de Pedro Canário tinham que se deslocar até Montanha, Pinheiros ou São Mateus para fazer a biometria. A coleta biométrica na cidade agora é realizada na agência localizada no Centro da cidade – Avenida Dr. Mario Vello Silvares, nº 101 .
Já os condutores habilitados de Ecoporanga tinham que se dirigir à agência de Barra de São Francisco para fornecer os serviços de biometria. O serviço de coleta também começou a ser prestado na agência do Detran-ES, no Centro, Rua Aires Xavier da Penha, nº 60.
O diretor-geral do Órgão, Givaldo Vieira, falou sobra a importância da contribuição para a acessibilidade dos serviços públicos no ES. “A disponibilização da biometria nas agências é muito importante para as populações desses municípios porque facilita o acesso aos serviços de Habilitação do Detran. O candidato em processo para tirar a carteira e aqueles que precisam renovar a CNH não precisarão mais se deslocar para outros municípios próximos para fazer a foto, coletar as suas digitais e assinatura, o que vai agilizar seus procedimentos e a entrega da documentação. Estamos trabalhando também para expandir as salas de provas teóricas digitais, que será mais um passo para levar os serviços do Governo, por meio do Detran, para mais perto do cidadão”, disse o diretor-geral.
*Sob a supervisão de Erik Oakes