18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Projeto hídrico da ArcelorMittal Tubarão recebe prêmio internacional

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

A entidade internacional da área de dessalinização atestou o pioneirismo e importância de intervenção

O projeto de dessalinização da água do mar, lançado pela ArcelorMittal Tubarão, rendeu à empresa o prêmio “Projeto Inovador” durante o Congresso IDA – International Desalination Association. Este que é o principal evento mundial de dessalinização e tratamento avançado do mundo, foi realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A planta de tratamento de água do mar em grande escala da produtora de aço capixaba terá as obras de implantação iniciadas ainda esse ano – com previsão de conclusão até 2021. Quando estiver em operação, proporcionará benefícios para a ArcelorMittal Tubarão, diante de eventuais cenários de escassez hídrica no futuro, e também à comunidade capixaba, pois contribuirá para uma maior segurança hídrica no Estado.

De acordo com o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, o projeto também dará oportunidade ao Espírito Santo de aprender mais sobre esse tipo de tecnologia. “Desenvolveremos parcerias com várias instituições do meio acadêmico, que poderão vir a conhecer e estudar o funcionamento e operação deste tipo de sistema, fomentando o desenvolvimento de mão de obra capixaba especializada nesta área, que é totalmente inovadora”, comenta.

Segundo o Diretor da IDA para a América Latina e Caribe, Alejandro Sturniolo, “o projeto é pioneiro em sua configuração, escala, qualidade da água produzida e seu destino, que atenderá à indústria siderúrgica, liberando as fontes de água potável locais, beneficiando a população local, sem impacto ambiental”.

Para definir pelo modelo a ser implantado, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento ArcelorMittal, formado por pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias), analisou as melhores tecnologias e fornecedores do mundo, considerando riscos, custos e aspectos operacionais.

Foto: Divulgação / ArcelorMittal Tubarão

Como funciona

Quando entrar em operação, o sistema fará captação de água do mar e seu tratamento pelo processo de osmose reversa, tecnologia já estabelecida e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos. Resultado de um investimento da ordem de R$ 50 milhões, será instalada perto da Central Termelétrica da empresa e ocupará cerca de 6.000 m², tornando-se a maior planta de dessalinização do Brasil. A capacidade inicial será de 500 m³/hora (12.000 m³/dia) e poderá ser ampliada no futuro.

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade