Autoridade portuária é reconhecida com Selo Pró-Clima por implementar inventário de gases de efeito estufa do porto
Por Kikina Sessa
A Vports, responsável pelos portos de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, no Espírito Santo, foi premiada e acaba de receber o Selo Pró-Clima, na categoria prata, concedido pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos em reconhecimento aos membros que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis.
A premiação foi um dos marcos do Encontro para a Descarbonização dos Portos, realizado neste mês, em Suape, Pernambuco.
“O selo é a demonstração de que estamos desenvolvendo um projeto que visa um porto cada vez mais sustentável, buscando implementar novas metodologias para reduzir impactos e, de fato, se comprometendo em seguir o caminho para um meio ambiente equilibrado”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da Vports, Alan Marques Ribeiro.
Ele explica que a conquista tem relação direta com o inventário de gases de efeito estufa, desenvolvido pela analista de Sustentabilidade Catrini Dupré, como projeto de pesquisa do mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo.
“Quando entrei na Vports, já estava cursando o mestrado em Desenvolvimento Sustentável e propus a elaboração do inventário de gases de efeito estufa do porto como meu projeto de pesquisa. É uma iniciativa importante para mapear nossas emissões e orientar ações de redução, reconhecida pela Aliança Brasileira para a Descarbonização dos Portos, da qual fazemos parte e que nos permite trocas enriquecedoras com o objetivo comum de tornar mais sustentável um setor tão específico e complexo como o portuário”, considera.
Aliança
A Vports é parte da Aliança para Descarbonização de Portos desde a sua criação, em março deste ano, durante a feira Intermodal, realizada em São Paulo.
A iniciativa reúne importantes portos do Brasil que, juntos, assumiram o compromisso de trabalhar pela sustentabilidade das operações portuárias e prevê a construção de um plano de descarbonização, promovendo a troca de experiências, benchmarking e parcerias entre os signatários de todo o país.
“É uma importante iniciativa que tem como objetivo unir forças na busca de soluções sustentáveis para construir um futuro mais limpo e eficiente. Nós, da Vports, nos orgulhamos de fazer parte dessa aliança e de receber o Selo Pró-Clima. Estamos, de fato, comprometidos em tornar nossas atividades cada dia mais sustentáveis”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Ao todo, cerca de 40 empresas do País aderiram à Aliança, que tem uma agenda regular de trabalho focado no projeto de descarbonização.
A iniciativa foi inspirada na Aliança Espanhola, que, há três anos, reúne portos espanhóis, em especial o Porto de Valencia, parceiro da aliança firmada no Brasil. De forma geral, a expectativa é que a rede permita uma troca de experiências entre os integrantes para que os portos desenvolvam o mapeamento das emissões de gases de feito estufa, elaborem planos de descarbonização e estabeleçam metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, com direcionamento estratégico para as ações e investimentos mais importantes.