24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Deputado apresenta projeto para melhorar qualidade da água em São Mateus

A obra também deve melhorar a economia da região

Para melhorar a qualidade da água dos moradores de São Mateus, o deputado estadual Freitas (PSB) apresentou um projeto de fixação da foz do Rio Cricaré. Segundo o parlamentar, além disso, a obra deve impulsionar também a economia da região.

“O rio Cricaré vem sofrendo com o assoreamento já há muitos anos, o que tornou a sua foz totalmente inavegável. Além disso, foi constatado também que a maré alta faz com que a água do mar chegue até o local de capitação de água potável do rio e o resultado disso é uma água salinizada saindo das torneiras das casas em São Mateus”, explicou o parlamentar.

- Continua após a publicidade -

Segundo o deputado, as embarcações de grande porte como as de petróleo, madeira e pesca, que atracavam no local tiveram que passar a usar outros portos da redondeza.

“A economia pesqueira também sofreu um abalo muito forte, prejudicando muitas famílias que vivem da pescaria, principalmente em Conceição da Barra e São Mateus”, explicou.

O parlamentar disse que vem trabalhando na busca de parcerias para que ele seja executado e proporcione melhorias de vida, conforto e segurança para os moradores da região.

A bacia do rio São Mateus, também conhecido no município por rio Cricaré, possui aproximadamente 103.351 km². Banha dez municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, desaguando no oceano Atlântico, no município de Conceição da Barra.

O Cricaré tem como principais afluentes os rios Cotaxé, também conhecido como Braço Norte do Rio São Mateus, Preto, Mingal da Vovó, Panela Velha e Pirapococa. Além disso, o rio Cricaré tem uma característica quase única de possuir um defluente: o rio Mariricu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA