24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Demanda das empresas por crédito cai pela primeira vez desde 2009

Demanda das empresas por crédito cai pela primeira vez desde 2009O recuo, indicado por um levantamento feito pela Serasa Experian, chegou a -5,2% em novembro de 2012.

A quantidade de empresas que procurou crédito em novembro caiu 5,2% em 2012, conforme resultado apurado pelo Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi o primeiro recuo anual do indicador desde 2009, quando, em função dos impactos da crise financeira internacional, a demanda das empresas por crédito havia declinado 4,4%. Nos demais anos que compõem a série histórica do indicador, as evoluções da demanda das empresas por crédito foram +3,0%, em 2008; +7,6%, em 2010; e +2,3%, em 2011.

- Continua após a publicidade -

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os principais responsáveis para que em 2012 a demanda das empresas por crédito apresentasse o seu pior resultado de toda a série histórica foram o enfraquecimento do crescimento econômico doméstico — a despeito do conjunto de medidas fiscais e monetárias de estímulo à atividade econômica que foram adotadas ao longo do ano passado — e as adversidades do cenário internacional .

O setor de serviços, menos suscetível às turbulências externas, apresentou o menor recuo em termos de demanda de suas empresas por crédito no ano de 2012: queda de 3,5% em relação ao ano de 2011. Já o setor industrial, apesar de ter sido beneficiado com uma série de incentivos fiscais governamentais, apresentou queda de 5,3% em sua demanda por crédito no ano passado. O setor de comércio, recuando 6,7%, foi o que acusou a maior retração na busca por crédito no ano passado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA