O recuo, indicado por um levantamento feito pela Serasa Experian, chegou a -5,2% em novembro de 2012.
A quantidade de empresas que procurou crédito em novembro caiu 5,2% em 2012, conforme resultado apurado pelo Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi o primeiro recuo anual do indicador desde 2009, quando, em função dos impactos da crise financeira internacional, a demanda das empresas por crédito havia declinado 4,4%. Nos demais anos que compõem a série histórica do indicador, as evoluções da demanda das empresas por crédito foram +3,0%, em 2008; +7,6%, em 2010; e +2,3%, em 2011.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, os principais responsáveis para que em 2012 a demanda das empresas por crédito apresentasse o seu pior resultado de toda a série histórica foram o enfraquecimento do crescimento econômico doméstico — a despeito do conjunto de medidas fiscais e monetárias de estímulo à atividade econômica que foram adotadas ao longo do ano passado — e as adversidades do cenário internacional .
O setor de serviços, menos suscetível às turbulências externas, apresentou o menor recuo em termos de demanda de suas empresas por crédito no ano de 2012: queda de 3,5% em relação ao ano de 2011. Já o setor industrial, apesar de ter sido beneficiado com uma série de incentivos fiscais governamentais, apresentou queda de 5,3% em sua demanda por crédito no ano passado. O setor de comércio, recuando 6,7%, foi o que acusou a maior retração na busca por crédito no ano passado.