Feirantes recebem informações sobre período de defeso do caranguejo-uçá

Foto: Acervo ICMBio

O período da andada do crustáceo vai até o dia 24 em todo o território capixaba

A partir deste sábado (17), começa o segundo período do ciclo reprodutivo do caranguejo-uçá. Por conta disso, a equipe de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha está visitando feiras livres no município para conscientizar os vendedores.

Nessa quinta-feira (15), o trabalho foi realizado na feira do bairro Glória; na sexta-feira será a vez da feira de Paul. Restaurantes também estão no roteiro.

Conforme a Portaria Seama nº 012-R, de 28 de dezembro de 2016, a comercialização, a cata, o armazenamento e o consumo do crustáceo estão proibidos até o dia 24 em todo o Estado do Espírito Santo.

A andada do caranguejo é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Neste período, é proibido capturar, manter em cativeiro, fazer o transporte, beneficiamento, armazenamento, consumir ou comercializá-lo.

Quem for flagrado descumprindo a portaria durante os períodos de proibição será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão, conforme determina a portaria nº 52/2003 do Ibama.

Períodos de andada

1ª andada: 18 a 25 de janeiro
2ª andada: 17 a 24 de fevereiro
3ª andada: 19 a 26 de março

Conteúdo Publicitário