32.4 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

E quando a decisão for vender a empresa familiar?

Leia Também

Novas leis sancionadas para o enfrentamento ao novo coronavírus

O governador Renato Casagrande sancionou cinco leis nas áreas econômica, social e de segurança pública, publicadas hoje (07), no Diário Oficial.

Governo decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (09)

De acordo com o governo, a medida é para colaborar com o distanciamento social. Também não haverá expediente na sexta-feira (10). 

Isolamento social: cuidado redobrado com as crianças em casa

Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos, como quedas que podem acabar em traumas dentais, além de estimular a má alimentação.

Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

Instituição multilateral elenca melhores práticas comerciais para enfrentar a pandemia. Saiba mais! 

Uma decisão estratégica que em certos momentos se apresenta à família é: manter ou vender o negócio familiar?

Ao se verem diante de conflitos familiares, falta de preparo, vocação ou interesse da nova geração, ou mesmo de condições adversas do mercado, muitas famílias falam em se desfazer de suas empresas.

Embora a venda seja uma possibilidade a ser considerada, trata-se de decisão que deve ser muito amadurecida, após esgotadas todas as alternativas, tais como o auxílio de profissionais na reconstrução da coesão familiar, a injeção de mais capital pelos sócios, a negociação da saída de um ou de mais sócios, a entrada de novos sócios.

É importante considerar, também, que a venda de uma empresa não é simples e leva tempo. Normalmente, ela se desdobra em duas fases: a preparação e o processo de venda.

Uma fase de preparação bem estruturada leva, em média, um ano, e nela devem-se considerar as seguintes etapas:

1) determinação do timing ideal para acessar o mercado. Entenda que não basta querer vender; o mercado precisa estar minimamente receptivo, para que a venda se concretize;

2) Determinação dos principais drivers de valor, ou seja, identificar os principais indicadores responsáveis pela geração de valor da empresa e medi-los;

3) Estruturação de um plano de sucessão da gestão. A transição da gestão é um movimento crucial para o sucesso da empresa, após a venda. Ter um plano estruturado de sucessão da gestão é um elemento que valoriza o negócio;

4) Produção de informações contábeis fidedignas, de preferência auditadas;

5) Montagem do time de M&A, destacando-se o banco ou boutique de fusões e aquisições, os advogados e a empresa especializada em valuation;

6) Construção de um plano para a família após a venda.

Passada a preparação, começa o processo de venda propriamente dito, que envolve:

1) A montagem do data room, isto é, a reunião e consolidação de todas as informações sobre a empresa necessárias à análise pelos potenciais compradores;

2) A abordagem a potenciais interessados;

3) A negociação das condições e termos do negócio e

4) O fechamento da operação, com a assinatura do contrato de compra e venda e a troca do controle.

Essas são algumas ideias de como conduzir a venda do negócio, mas lembre-se que a venda é uma solução apenas depois de exauridas todas as alternativas de ação para a manutenção do negócio no núcleo familiar.


Leia mais

EMPRESAS FAMILIARES BEM-SUCEDIDAS
CULTURA FAMILIAR

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade