Cursos online ajudam a organizar as finanças. Saiba como!

Foto: Reprodução

Entidades oferecem cursos online para ajudar o cidadão a fazer melhor gestão de suas finanças e sair do “vermelho”

Com a correria do dia a dia nem sempre conseguimos colocar a vida financeira em dia. Agora com a abertura da consulta ao quarto lote do Imposto de Renda nessa segunda-feira (09), entidades criaram cursos online que ajudarão o cidadão a organizar as finanças e sair do “vermelho”.

Por meio dos cursos online, é possível aprender, por exemplo, a organizar o orçamento familiar, realização de investimentos, como planejar a aposentadoria, e outras coisas. As aulas são gratuitas e elaboradas de maneira bem didática, facilitando o entendimento para aqueles que não são familiarizados com alguns termos da economia.

De forma interativa, o Banco Central (BC) oferece dois cursos. O primeiro, chamado de Gestão de Finanças Pessoais, mostra a vida de um personagem com sua família e pelos vídeos animados, o internauta gere as finanças, administra o orçamento familiar, entre outras coisas.

O segundo é o Eu e meu dinheiro. Com cinco vídeos educativos de curta duração, o curso é voltado para sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais. Os cursos podem ser acessados no site do BC.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) oferece três cursos que ajudarão na tomada de decisões em relação ao uso do dinheiro. O objetivo do curso online Matemática Financeira Básica é apresentar conceitos introdutórios sobre o assunto, em temas que envolvem conceitos de matemática financeira, como consumo, empréstimos, financiamentos e investimentos.

O curso Educação Financeira para Jovens estimula a pessoa a refletir sobre a importância da educação financeira para sua vida, abordando temas como consumo consciente e equilíbrio financeiro; diferenças e relações entre poupar e investir e também orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo.

Quem deseja investir e guardar dinheiro pode aderir ao curso Poupança e Investimento que auxilia a organizar as contas e planejando a vida financeira. Todos os cursos podem ser acessados no site da CVM.

Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) traz curso que promovem o planejamento da aposentadoria, visando a alcançar os objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida. Ainda são disponibilizados cursos para a organização do orçamento familiar e também ao gasto consciente. Todos estão disponíveis no site da FGV.

 

 

Conteúdo Publicitário