27.1 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Cunha é preso em Brasília

Ex-presidente da Câmara, 36 dias após ser cassado, Eduardo Cunha foi preso nesta quarta-feira (19). por decisão do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato.  

 

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília, e deve chegar a Curitiba no fim desta tarde, segundo previsão da Polícia Federal (PF). De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Cunha, em liberdade, representa risco à instrução do processo e à ordem pública e “há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior e da dupla nacionalidade”. 

- Continua após a publicidade -

A fim de justificar o pedido de prisão, a força-tarefa da Operação Lava Jato listou atitudes adotadas por Cunha para atrapalhar as investigações, tais como a convocação pela CPI da Petrobras da advogada Beatriz Catta Preta, que atuou como defensora do lobista e colaborador da Lava Jato Julio Camargo, responsável pelo depoimento que acusou Cunha de ter recebido propina da Petrobras.

Em setembro, quando perdeu o mandato, ao ser cassado pelo plenário da Câmara, Cunha perdeu também o foro privilegiado e o juiz Sério Moro retomou o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o peemedebista. acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. E como o Suprema Corte já havia aceitado a denúncia, Moro apenas dará continuidade ao julgamento do caso. 

Na última segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia. mas nesta terça-feira ele foi preso de forma preventiva e levado ao prédio da Polícia federal na capital federal, o que significa que sem tempo determinado, por volta das 13h30, próximo ao endereço dele, na Asa Norte do Plano Piloto, em Brasília. Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão, portanto o julgamento poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação. Em seu despacho, Moro deixou claro que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha, uma vez que esse julgamento cabe somente à Justiça Eleitoral.

Vale lembrar que antes de ter o mandato cassado, Cunha ameaçou outros políticos. “Não vou sozinho. Vou carregar muita gente comigo”, declarou. Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

Cunha é preso em Brasília

Despacho de Sérgio Moro autorizando prisão de Cunha (Foto: Reprodução)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA