20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Cultura do cancelamento: projeto promove reflexão entre alunos em Vila Velha

O significado de ‘cancelar’ no dicionário aborda explicações como ‘eliminar’, ‘excluir’, ‘invalidar’ e ‘não mais prosseguir com um processo’. Esse novo significado se expandiu tanto, até chegar ao universo da internet.

Nos últimos anos, é possível observar o ‘cancelamento on-line’ de pessoas e marcas que emitiram opinião ou posicionamento que não foi bem aceito pelo público. Esse poder de julgamento da internet, provavelmente, é mais complexo do que algumas pessoas, principalmente jovens, acredita, e pode se tornar um prato cheio para complicações pessoais profundas para os alvos.

Pensando nisso, os professores da área de Linguagens da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Professora Maura Abaurre, em Vila Velha, realizaram, durante as atividades do 1º trimestre, o Projeto Interdisciplinar da área, com o tema “Cultura do cancelamento na internet: viralizando o bom senso”.

A equipe, composta pelos professores Andréia Araújo, Beatriz Bueno, Jefferson Aquino, Maria Eduarda Pecly, Patrícia Soares, Paulo Bremenkamp e Rosilene Ker, pensou numa proposta que pudesse ser dialogada com a atualidade e com o mundo virtual, debatendo os impactos da chamada “cultura do cancelamento”.

Assim, cada professor das disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa ficou responsável por apresentar o tema às turmas com sugestões que seguiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores de Língua Portuguesa, por exemplo, apresentaram aos alunos o conceito e as principais características do gênero textual meme.

A atividade consistiu na elaboração de um meme, no gênero gráfico textual surgido na internet, que questionasse com humor essa ação justiceira de “cancelar” outras pessoas no mundo cibernético. Os critérios do trabalho levaram em consideração a criatividade, a pertinência do tema, a criticidade e a ética dos alunos. Além disso, foi levado em conta o protagonismo estudantil.

“A escolha do tema foi definida pela urgência e importância de se questionar até onde as pessoas podem ir para acabar com toda uma vida de uma pessoa por meio do ‘cancelamento’ e, por vezes, até fazendo ameaças, seja a pessoa famosa ou não. O momento foi muito oportuno para que o nosso projeto pudesse ser executado, sobretudo após a última edição do reality show Big Brother Brasil. Como a maioria de nossos alunos faz parte do ambiente virtual de forma assídua, tivemos bons trabalhos e boas discussões”, relata a professora Maria Eduarda Pecly.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade