O trabalho dá sequência ao plantio de bananas feito na região de Baía Nova, atendendo à comunidade do Assentamento Santa Clara
O cacau é o novo incentivo à agricultura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. O trabalho de cultivo está sendo feito junto à comunidade do Assentamento Santa Clara, que vê o plantio como novidade.
O plantio de sementes já foi iniciado, dando sequência ao trabalho na região de Baía Nova, que iniciou a plantar mudas de banana em fevereiro deste ano. O objetivo é levar as oportunidades do mercado agrícola à comunidade.
Segundo o gerente de Desenvolvimento Rural, Antônio Esquincalha, as sementes ficaram cinco dias de molho na água. “Após esse período, são feitas as mudas. Quando elas crescerem e tiverem de 30 a 40 centímetros, poderão ser plantadas no assentamento. A previsão é que isso aconteça daqui a cinco meses”, explicou.
Plantio de bananas
Cerca de sete mil mudas de banana da terra, pratinha, pacovã, vitória e japira, além de trinta toneladas de calcário e quatro toneladas de superfosfato simples, para ser usado como adubo, foram doadas às famílias do assentamento Santa Clara no início do ano. A intenção é que as bananeiras sirvam de sombra para a plantação de cacau.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Edinho Maioli, destacou que “esse trabalho junto às famílias do Assentamento é um incentivo à inserção deles na produção agrícola, tendo em vista a terra que é fértil na região. A ideia é que eles tenham autonomia e consigam produzir, vender e empreender”, afirmou.