18.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Cuide da sua marca pessoal e aumente a sua visibilidade no mercado

No LinkedIn, seu perfil é seu cartão de visitas e, por isso, deve ser impecável. Construir uma marca pessoal sólida é essencial

Por Neidy Christo 

Na era digital, o LinkedIn tem se tornado um passaporte importante para o sucesso profissional. Com mais de 774 milhões de usuários ao redor do mundo, essa plataforma é o ponto de encontro para todos que desejam não só encontrar um emprego, mas também conquistar visibilidade e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

- Continua após a publicidade -

Construir uma marca pessoal sólida é essencial. No LinkedIn, seu perfil é seu cartão de visitas e, por isso, deve ser impecável. Uma foto profissional, um título que ressalte suas principais especialidades e um resumo que conte sua história de maneira envolvente são indispensáveis. Pesquisas indicam que perfis com fotos recebem até 21 vezes mais visualizações e até 36 vezes mais mensagens. É crucial que seu perfil transmita exatamente quem você é e o que você tem a oferecer.

Publicar artigos, compartilhar insights e comentar sobre as tendências do setor não só aumentam sua visibilidade, mas também posicionam você como um líder de pensamento, um curador de conteúdo. Profissionais que compartilham conteúdo regularmente são percebidos como mais engajados e informados, atraindo a atenção de recrutadores, clientes e colegas de profissão.

Essa rede também é uma ferramenta poderosa para o networking, permitindo que nos conectemos com colegas de setor, líderes de opinião, clientes e recrutadores. Porém, mais do que o número de conexões, a qualidade dessas conexões é fundamental. Conectar-se com pessoas relevantes pode abrir portas para oportunidades de emprego, parcerias, aprendizados e mentorias que, de outra forma, seriam inacessíveis.

Envolver-se em grupos relacionados à sua área de atuação é também uma excelente maneira de compartilhar conhecimento, fazer perguntas e estabelecer novas conexões. A sua participação ativa em grupos específicos pode levar ao seu reconhecimento dentro da sua comunidade profissional, ampliando ainda mais sua rede de contatos. Além disso, o LinkedIn é a plataforma preferida pelos recrutadores.

Usar a plataforma de maneira estratégica pode aumentar significativamente suas chances de ser descoberto(a) por empregadores em potencial. Para isso, utilize palavras-chave relevantes no seu perfil, especialmente aquelas relacionadas às suas habilidades e experiências, para aumentar sua visibilidade nos resultados de busca dos recrutadores.

Pedir recomendações de colegas e superiores pode fortalecer seu perfil, oferecendo provas sociais das suas habilidades e competências. Fazer isso é uma ótima estratégia. Além disso, solicitar endossos para habilidades específicas pode te ajudar a destacar suas áreas de expertise, tornando seu perfil ainda mais atraente para recrutadores.

Com uma abordagem proativa e bem pensada, é possível aproveitar ao máximo as ferramentas dessa famosa rede social profissional. Invista tempo em sua presença no LinkedIn e colha os frutos de uma carreira ainda mais próspera e bem-sucedida.

Neidy Christo é presidente da ABRH-ES, doutoranda em Administração e Consultora em Desenvolvimento Humano.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba