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sexta-feira, 29 março, 2024

Quais os cuidados que exigem os pneus SUV’S

Eles são preparados para andar no asfalto, com itens tecnológicos e de conforto que se equiparam aos carros de luxo, em muitos casos

No entanto, os SUVs são originariamente pensados para também trafegar por terrenos irregulares, como estradas de chão, áreas alagadiças e superfícies com cascalho. E aí surge a preocupação: como cuidar dos pneus dos SUVs?

Primeiramente, é preciso entender que, em geral, os pneus que equipam os SUVs já vêm de fábrica com uma construção mais robusta. Eles possuem perfil mais alto, são mais largos e preparados para suportar cargas de peso maiores do que o pneu de um hatch pequeno, por exemplo.

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Quais os cuidados que exigem os pneus SUV'S
Foto: Divulgação

A calibragem é outro item que exige cuidados específicos, como indica Francisco Braga, gestor de vendas da unidade de Vila Velha da Vitória Motors Jeep.

“O utilitário, normalmente, é um veículo que exige mais dos pneus. Por isso, revisar a calibragem semanalmente ou a cada 15 dias, mantendo-a sempre no nível recomendado pelo fabricante, é um bom hábito a se incorporar. Os utilitários são mais sensíveis à calibragem fora do padrão, por isso é preciso manter a atenção a
esse quesito”, explica.

TREPIDAÇÃO NO VOLANTE, COMO LIDAR?

O cuidado com o alinhamento e com o balanceamento de um SUV deve ser frequente, sobretudo para quem roda com frequência em condições offroad. No entanto, outro detalhe precisa estar no radar do motorista que trafega em condições de todo-terreno: pedras podem se alojar entre os sulcos dos pneus, gerando trepidações no volante ao retornar ao asfalto, especialmente se o veículo é calçado com um pneu de uso
misto.

Esses pneus contam com uma banda de rodagem formada por blocos que entram em contato com a superfície – e que são responsáveis pela estabilidade do veículo no asfalto – e também por numerosos e variadas ranhuras – que ajudam a direção em vias não pavimentadas e em terrenos com água.

Essas ranhuras, no entanto, por serem maiores, podem acabar acomodando cascalho e pedras durante um passeio offroad, o que pode gerar alguma trepidação na direção. Por isso, é sempre importante observar se algum corpo estranho está afixado ao pneu.

De qualquer maneira, é recomendável também seguir as recomendações do fabricante no que diz respeito ao alinhamento e ao balanceamento do seu SUV. Normalmente, as fábricas indicam que o serviço seja feito a cada 5 ou 10 mil quilômetros, mas a passagem por algum buraco ou outros sinais de alerta podem antecipar a visita à oficina.

“Um fator que deve chamar a atenção do condutor é a trepidação na direção em velocidades baixas. Direção puxando para um lado também é sinal de que o ajuste é necessário para garantir a segurança do condutor e de seus passageiros”, orienta Braga.

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