26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Cuidados essenciais para além da Covid-19

Mais Artigos

Em meio às adversidades de um momento tão delicado e incerto, os mais diversos aspectos da vida são afetados: saúde física, emocional, financeira, vida social

Nesse cenário pandêmico e repleto de temores, é de extrema importância atentar para o autocuidado.

Além das medidas de prevenção à Covid-19, essenciais para a sobrevivência de toda a população, é fundamental priorizar outros cuidados que necessitam de atenção.

Mesmo com o isolamento social imposto a fim de conter o avanço do contágio do cornavírus, não é o momento de esquecer da prevenção a tantas outras doenças além da Covid-19. Um dado preocupante é sobre a queda no número de mamografias realizadas no período de pandemia, tanto na rede púbica quanto privada.

Os números compilados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que, entre março e julho de 2020, foi observada uma queda de 63,4% no total de mamografias bilaterais para rastreamento realizadas no setor público em comparação ao mesmo período de 2019. E no setor privado também houve queda.

Quando se fala em câncer de mama, assim como outros tipos de câncer, um diagnóstico tardio implica em muitos prejuízos à saúde dos pacientes e para os sistemas de saúde, já colapsados pela pandemia que registra altos índices de avanço.

O medo de alguns pacientes em procurar ajuda médica ou manter seus exames em dia, associado às restrições de clínicas e hospitais, podem potencializar problemas relacionados ao agravamento de doenças que deveriam ser diagnosticadas e tratadas oportunamente.

Infelizmente, não há respostas para tantos dilemas, afinal, o acesso à saúde ficou ainda mais escasso para muitos. Porém, é importante avaliar todas as possibilidades e buscar, dentro das condições de cada um, cuidar da saúde, procurar ajuda e estar em dia com os procedimentos necessários para prevenir e, se for o caso, cuidar das patologias em tempo hábil.

Ter em mente a importância do autocuidado é um importante gatilho que desencadeia em nós força para ir em busca do que realmente necessitamos. Dentro de cada realidade, é fundamental procurar soluções, ainda que difíceis, para evitar o adoecimento. Mesmo em meio a tantas dificuldades, lutar pela vida sempre foi fundamental e, hoje, parece-nos ser ainda mais urgente!

Virgínia Altoé Sessa é médica oncologista

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba