Cuidados com o cabelo no verão. Fique atento!

Fique atento aos cabelos e ao couro cabeludo. - Foto: Divulgação

Profissionais ensinam como proteger os cabelos da exposição ao sol, mar e piscina

Verão é sinônimo de praia, piscina e muito sol. Mas a falta de cuidados básicos com os cabelos durante a temporada pode causar danos aos fios e ao couro cabeludo, que sofrem várias agressões por causa da exposição ao sol, à água salgada do mar e ao cloro da piscina.

Para proteger os cabelos durante a estação e minimizar os estragos, a hairstylist Gabi Malini recomenda enxaguá-los com água doce após sair do mar ou da piscina. “Esse cuidado evita que o sal da água do mar ou que os produtos químicos da água da piscina fiquem acumulados nos fios”, explica.

A hairstylist Gabi Malini afirma que é importante cuidar dos cabelos enxaguando com água doce. – Foto: Divulgação

Especialista em química capilar, Gabi ressalta que procedimentos para alinhamento dos fios, como selagem e botox capilar têm uma durabilidade menor durante essa época. Outra dica importante é ficar atenta ao loiro. O alerta da profissional é não se expor ao sol após usar reparador de pontas, óleo de coco ou qualquer outro tipo de óleo nos cabelos.

“Com a alta temperatura esses produtos podem amarelar os fios”, afirma a hairstylist Gabi Malini.

Uma das sugestões da terapeuta capilar naturalista Paula Breder é investir em produtos que vão hidratar e regenerar o cabelo e uma das dicas é a ‘Máscara de Coco Nutrição Extrema’. “Composta por óleo de coco, o creme é rico em lipídeos e consegue penetrar na camada mais profunda do fio de cabelo promovendo uma nutrição regeneradora”, explica Paula.

E ela reforça que “quem quer investir em uma hidratação profunda, pode utilizar a máscara para o dia a dia ou uma massagem como tratamento”.

Já a dermatologista Krishna Sandoval pontua sobre o uso de produtos com protetor solar para manter o cabelo sedoso e hidratado. “Usar produtos com filtro solar para os cabelos. Os mais usados são os leave in na forma líquida principalmente para os cabelos oleosos, que além de proteger do sol, também hidratam e selam os fios. É importante lembrar de aplicar antes da praia ou piscina, longe da raiz e reaplicar ao sair da água”, diz.

A dDermatologista Krishna Sandoval informa que usar produtos com filtro solar é importante. – Foto: Divulgação

Os cabelos com algum tipo de química exigem mais cuidados. “Para os cabelos tingidos existem shampoos tonalizantes que ajudam a manter o brilho e a cor no verão. O mesmo vale para os cabelos loiros, que contam com shampoos que retiram o esverdeado. Um truque simples que indico é aplicar vinagre de maçã nos fios”, diz Krishna.

Segundo a dermatologista, o ideal é enxaguar a raiz dos cabelos com água fria no calor, o que contribui para diminuir a oleosidade dos fios e evitar seborreia e caspa. “Usar shampoo antirresíduos uma vez na semana também vai ajudar”, afirma.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário