23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Médica capixaba orienta sobre cuidados com a saúde durante onda de frio

O inverno chegou com tudo e o mês de julho promete ser gelado no Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para onda de frio em todo o Estado.

Por Munik Vieira

As temperaturas caíram e os agasalhos saíram do armário, literalmente. Com a onda de frio, é preciso ficar alerta às doenças respiratórias, principalmente em tempos de pandemia. As crianças e idosos neste período são os mais afetados.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a pneumologista Jéssica Polese, quando a queda de temperatura é brusca os casos tendem a se agravar. “As infecções surgem, e rinite e asma são as primeiras a acometer quem sofre com o problema”, explica. “Além disso, é preciso estar atento às crianças, que são muito suscetíveis a gripes e alergias, como bronquites”, ressalta.

Com a onda de covid-19 que ainda não acabou, é preciso cuidado redobrado em não aglomerar, principalmente em locais fechados. “Se uma pessoa estiver gripada, ou com alguma alergia e a outra com a imunidade baixa, o contágio é certo e há o risco de contrair o vírus”, destaca Jéssica.

Idosos

Outro cuidado são com os idosos, que são mais frágeis e podem ter outras doenças e com o sistema imunológico debilitado, uma gripe pode tornar-se pneumonia, com o clima mais frio. “É preciso ficar atento e agasalhar bem todo mundo”, explica Jéssica.

As principais doenças respiratórias no inverno são pneumonia, gripe, asma, rinite e bronquite.

Para auxiliar na prevenção, além de evitar aglomerações, principalmente em locais fechados, beba muita água, mantenha- se hidratado, deixei ambientes arejados e evite fumar ou proximidade com fumantes.

Alerta de frio no país

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de onda de frio válido a partir dessa quarta-feira (30) em quase todo o Brasil. A massa de ar frio em atuação desde o início desta semana é considerada a mais intensa do ano até o momento, derruba as temperaturas em todo o país e mantém ainda o risco de geadas em importantes áreas de produção agrícola na próxima madrugada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA