25 C
Vitória
domingo, 24 maio, 2020

Crianças são afetadas pelo novo coronavírus; Mas de um jeito diferente!

Leia Também

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Como a crise pode transformar as pessoas?

Cada indivíduo tem tentado buscar inovações e novas posturas em meio a situação  de incerteza onde o aprendizado, visões e valores tem sido reconfigurados para vencer os desafios ora estabelecidos.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Vila Velha 485 anos: um município cheio de riquezas e cenários paradisíacos

Nesta quinta-feira (23), é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, e também os 485 anos de Vila Velha. Confira um pouco sobre a cidade!

Especialista explica como os pequenos podem ser afetados pelo vírus e dá dicas de prevenção

A maioria das pessoas acredita que os grupos de risco são formados por idosos, pessoas com comorbidades, mas não se atentam às crianças, uma vez que elas representam uma baixa porcentagem nos casos de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

De acordo com Painel Covid-19, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Espírito Santo existem 65 crianças de 0 a 4 anos que foram infectadas pelo vírus. E na faixa etária entre 5 e 9 anos são 48. A maioria delas é residente de municípios da Grande Vitória.

Pediatra e consultor em saúde infantil, Jovarci Motta, informa que a maioria das crianças é assintomática, mas é necessário testá-las da mesma forma. “No início pensava-se que as crianças não eram infectadas, mas algumas delas não apresentam claramente os sintomas da Covid-19. Geralmente, o quadro é leve para moderado, mas ainda existem os casos letais. É importante investigar.”, disse.

Com a evolução da doença, novos sintomas aparecem. Antes, era sempre identificada por febre, tosse seca e falta de ar, mas, com o passar do tempo, a doença foi apresentando novas características, o que pede mais atenção dos pais.

criança febre
Crianças podem apresentar sintomas leves a moderado. – Foto: Reprodução

“Como em qualquer quadro infeccioso, podem ser apresentadas lesões no corpo. Entretanto, as crianças parecem menos vulneráveis porque o vírus tem atingido mais as vias aéreas superiores, em vez do pulmão”, pontua Motta.

Ele destaca que uma das características cruciais para detectar a doença nos pequenos são os sintomas gastrointestinais. “As diarreias, por exemplo, são bem características da Covid-19 e as crianças são mais suscetíveis a elas. Mas, ao sinal, de qualquer sintoma respiratório associado à febre é necessário buscar o pronto atendimento rapidamente”, alerta.

Possibilidades

Ainda não se sabe o porquê das crianças se saírem melhor que os adultos. Existem estudos que indicam o motivo delas serem menos suscetíveis ao Sars-Cov-2. Uma hipótese é que o vírus tem atingido mais as vias aéreas superiores, em vez do pulmão.

Segundo o diretor do David Hide Asthmaand Allergy Reseach Centre do Reino Unido e consultor da Universidade de Southampton, Graham Roberts, as crianças contaminadas se recuperam mais fácil porque elas têm menos receptores da enzima anglotensina 2 (ECA2) na superfície das células. A ausência dessa enzima nas vias respiratórias poderia explicar a razão delas manifestarem sintomas leves nas vias superiores, como boca, nariz e garganta.

”Como o vírus precisa do receptor na célula para infectá-la, os órgãos das crianças estão em evolução e o sistema imunológico ainda está em formação, torna essa possibilidade verdadeira”, completa Jovarci Motta.

Cuidados

Assim como qualquer pessoa, os cuidados necessários com as crianças devem ser mantidos. Neste caso, redobrados. De acordo com o consultor em saúde infantil, os pais devem ser vigilantes.

“As crianças não entendem bem o que é o distanciamento social e porque não podem estar em contato com outras crianças. Por isso, é muito importante orientá-las e não deixar ter contato com superfícies sujas e com pessoas que não realizam a prática da higienização, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, destaca.

distanciamento social crianças
Neste período é importante manter o isolamento social, pois crianças costumam ter muito contato umas com as outras. – Foto: D3sign/ Getty Images

Motta orienta, ainda, que sejam feitas as higienizações corretas de roupas, brinquedos, sapatos, entre outros itens de uso pessoal. “É necessário inspecionar os brinquedos em busca de avarias. Os que estiverem danificados devem ser adequadamente descartados, pois são mais propensos a infecções”, ressalta.

As chupetas podem ser higienizadas antes de usá-las ou quando a borracha for tocada ou cair no chão. “É necessário esteriliza-las uma vez por dia, colocando os itens na panela com água até alcançar o grau de fervura. Após o procedimento, retire-os e deixe-os secar. Não use pano ou papel toalha”, ensina Motta.

E não se deve esquecer o isolamento social. Evitar contato com outras crianças neste momento de pandemia é garantir a saúde dos pequenos. “Crianças têm a tendência de compartilhar brinquedos, de se abraçar, beijar, então é importante mantê-las em casa para evitar problemas graves de saúde. Mas se elas apresentarem qualquer sintoma, não deixe de levá-la ao médico”, finaliza o consultor em saúde infantil.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Receita abre consulta a 1º lote da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020.

É hora da volta do turismo?

Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações.

Juros devem permanecer baixos por um tempo, segundo FMI

Tobias Adrian, sugeriu que os bancos retenham as receitas em seus balanços, evitando pagamento de dividendos, a fim de preservar as condições de capitais

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Prefeitura da Serra reduzirá salários de prefeito e secretários durante a pandemia

A intenção é que seja reduzido na folha de pagamento 30% dos salários do prefeito Audifax Barcelos e da vice-prefeita Marcia Lamas, e 10% dos salários dos secretários.
Continua após publicidade