24.8 C
Vitória
domingo, 25 outubro, 2020

Crianças entrevistam ministro Marcos Pontes em bate-papo especial

Leia Também

Saúde planeja incentivo para ações em prol de alimentação saudável

O excesso de peso, que se dá a partir do IMC 25 kg/m2, também se tornou mais frequente na sociedade brasileira

Alerta de chuva forte em todo o Estado

O espirito santo deve receber ate o final de semana chuvas forte e com muito volume.

Ensino a distância ganha espaço no ensino superior

O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado hoje (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância.

Em celebração ao Dia das Crianças e como parte da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) organizou uma edição especial do Bate-papo Ciência & Tecnologia no Dia a Dia

O programa foi transmitido ao vivo em www.youtube.com/ascommcti no último dia 13.

Alterando um pouco a fórmula do programa, em que o ministro conduz entrevistas sobre temas relevantes da ciência e tecnologia, desta vez foram crianças que entrevistaram o ministro astronauta. Cinco estudantes com idades entre 7 e 11 anos apaixonados pela ciência e cheios de curiosidade entre eles uma capixaba, Pietra Schettino, de 8 anos.

Para Pietra, moradora de Vitória, “foi muito legal! Eu fiquei feliz. No começo eu nem acreditava, achei que estava sonhando.” Pietra ainda contou sobre como foi a experiência, “no começo quando a gente começou a perguntar eu estava um pouco envergonhada e depois eu consegui fazer várias perguntas a ele”, afirmou a menina que complementou que o ministro “respondeu as crianças tudo bem explicadinho. Eu aprendi muito”, finalizou.

Outra participante de peso é uma astrônoma amadora, com certificado do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Moradora de Maceió, ela tem 7 anos de idade e se chama Nicole Semião. A admiração de Nicolinha pelo ministro é recíproca – o ministro é seu seguidor nas redes sociais. Com 6 anos, ela conseguiu se formar no curso da CEEAL, indicado para pessoas com idade a partir dos 12 anos. Ela se tornou a mais jovem sócia do Centro e desde então tem participado de palestras, seminários e eventos na área de astronomia, além de realizar observações com telescópio.

Outro convidado de destaque foi João Paulo Guerra Barrera, de 10 anos, também vencedor de concurso da NASA. Uma consulta por seu nome em sites de busca na internet revela um longo currículo, que inclui a publicação de três livros, realização de palestras, participação em programas de TV e eventos e realização de palestras no MIT e na Campus Party.

“Gosto de descobrir soluções através de experiências, pesquisas e estudos”, revela o estudante de São Paulo – SP. “Quero ser astronauta, engenheiro espacial e cientista”. Para João Paulo, a participação no bate-papo é uma oportunidade de rever o astronauta. “Faz um tempinho que não nos vemos, ele é meu amigo e me inspiro na história dele de nunca desistir dos sonhos”.

Confira como foi a entrevista

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital

Cinemas voltam a funcionar

As redes kinoplex e Cinemark voltaram a abrir as portas depois de meses fechados.

Ação do Outubro Rosa chega em acampamento cigano

O acampamento Cigano em Praia Grande, no município de Fundão, recebeu a visita da secretaria de direito Humanos e da saúde, juntamente com a Associação Feminina de Combate ao Cancer(Afecc). A visita faz parte da Ação Integrada do Outubro Rosa.

Disque-Denuncia completa 19 anos de existência

O Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completou 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo.

Instituto capixaba investe 1 milhão de reais em startups

Os futuros empreendedores capixabas serão contemplados com o investimento de R$1 milhão, para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Um dia No Parque

O parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, está participando do Festival um Dia no Parque.

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes

Guedes volta a enfatizar necessidade de acelerar privatizações

"No primeiro ano em meio de governo fizemos nosso dever de casa e agora vamos fazer um road show de investimentos", completou o ministro

Guedes: estamos próximos de assinar acordo com EUA para evitar dupla taxação

Segundo o ministro, as novas reformas e novas fronteiras de investimento em diferentes setores possibilitarão o crescimento

Vida Capixaba

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital

Cinemas voltam a funcionar

As redes kinoplex e Cinemark voltaram a abrir as portas depois de meses fechados.

Ação do Outubro Rosa chega em acampamento cigano

O acampamento Cigano em Praia Grande, no município de Fundão, recebeu a visita da secretaria de direito Humanos e da saúde, juntamente com a Associação Feminina de Combate ao Cancer(Afecc). A visita faz parte da Ação Integrada do Outubro Rosa.

TRE-ES promove o I Fórum Internacional de Inteligência Artificial e Eleições

O evento contará com palestrantes internacionais e com a mediação do Presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.
Continua após publicidade