29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Crianças entrevistam ministro Marcos Pontes em bate-papo especial

Em celebração ao Dia das Crianças e como parte da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) organizou uma edição especial do Bate-papo Ciência & Tecnologia no Dia a Dia

O programa foi transmitido ao vivo em www.youtube.com/ascommcti no último dia 13.

Alterando um pouco a fórmula do programa, em que o ministro conduz entrevistas sobre temas relevantes da ciência e tecnologia, desta vez foram crianças que entrevistaram o ministro astronauta. Cinco estudantes com idades entre 7 e 11 anos apaixonados pela ciência e cheios de curiosidade entre eles uma capixaba, Pietra Schettino, de 8 anos.

- Continua após a publicidade -

Para Pietra, moradora de Vitória, “foi muito legal! Eu fiquei feliz. No começo eu nem acreditava, achei que estava sonhando.” Pietra ainda contou sobre como foi a experiência, “no começo quando a gente começou a perguntar eu estava um pouco envergonhada e depois eu consegui fazer várias perguntas a ele”, afirmou a menina que complementou que o ministro “respondeu as crianças tudo bem explicadinho. Eu aprendi muito”, finalizou.

Outra participante de peso é uma astrônoma amadora, com certificado do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Moradora de Maceió, ela tem 7 anos de idade e se chama Nicole Semião. A admiração de Nicolinha pelo ministro é recíproca – o ministro é seu seguidor nas redes sociais. Com 6 anos, ela conseguiu se formar no curso da CEEAL, indicado para pessoas com idade a partir dos 12 anos. Ela se tornou a mais jovem sócia do Centro e desde então tem participado de palestras, seminários e eventos na área de astronomia, além de realizar observações com telescópio.

Outro convidado de destaque foi João Paulo Guerra Barrera, de 10 anos, também vencedor de concurso da NASA. Uma consulta por seu nome em sites de busca na internet revela um longo currículo, que inclui a publicação de três livros, realização de palestras, participação em programas de TV e eventos e realização de palestras no MIT e na Campus Party.

“Gosto de descobrir soluções através de experiências, pesquisas e estudos”, revela o estudante de São Paulo – SP. “Quero ser astronauta, engenheiro espacial e cientista”. Para João Paulo, a participação no bate-papo é uma oportunidade de rever o astronauta. “Faz um tempinho que não nos vemos, ele é meu amigo e me inspiro na história dele de nunca desistir dos sonhos”.

Confira como foi a entrevista

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA