Seiscentas crianças e adolescentes serão assistidas pelo projeto Esporte Pela Paz em quatro bairros da Grande São Pedro. A novidade foi confirmada em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (08), quando o vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.
As autoridades entregaram novos equipamentos esportivos e uniformes ao projeto que oferecerá aulas gratuitas nas modalidades de boxe, kickboxing, vôlei e futebol de areia. A solenidade na Praça Dom João Batista, em São Pedro I, foi acompanhada por deputados, vereadores, secretários do município de Vitória, lideranças comunitárias dos bairros beneficiados, pais e alunos dos núcleos.
O projeto Esporte Pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.
“Hoje, crianças e adolescentes vão receber materiais esportivos e os uniformes dentro deste programa de inclusão social. O Esporte Pela Paz vai atender ao final, quando os 60 núcleos estiverem implantados na Grande Vitória, mais de 15 mil crianças e adolescentes, que serão assistidos por profissionais qualificados. Além disso, temos obras e outros programas importantes na área de esporte, como o Esporte Pela Paz – Segundo Tempo e o Campeões de Futuro. Nestes programas, crianças vão aprender mais do que esporte, mas também disciplina, educação, vão conviver em grupo e ter uma formação qualificada com base no respeito. Os materiais são de qualidade. Não estamos fazendo apenas obras, estamos cuidando do nosso povo”, enfatizou em seu discurso o vice-governador Givaldo Vieira.
O secretário Vandinho Leite destacou a importância de desenvolver as atividades em parceria com lideranças comunitárias, e com projetos de inclusão social que já existiam nessas localidades, mas que não recebiam apoio ou ao menos eram conhecidos.
“Os projetos tem como objetivo a formação de pessoas melhores, com valores que retornarão para a sociedade. Tem como objetivo criar oportunidades para que nossas crianças e adolescentes tenham perspectiva de vida e não sejam adotadas por traficantes, criminosos que estão assolando as nossas famílias. É a geração de uma rede de prevenção à criminalidade, às drogas. E por isso nossos parceiros são importantes e fundamentais nesse processo. O projeto busca agentes nas comunidades e que já desenvolvem algum trabalho voluntário e de apoio às famílias. Porque quem já atua na comunidade sabe da realidade local e merece ser destacado para dentro desse processo de inclusão social”, ressaltou.
O secretário municipal de Esportes e Lazer de Vitória, Fábio Vasco, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado de investir no esporte como ferramenta de inclusão e como gerador de oportunidades.
“O esporte vive um ótimo momento e desta vez, o Governo do Estado é um grande parceiro do município e das entidades sociais, e está olhando para os bairros desta região porque daqui sairão grandes campeões no esporte e na vida”, completou.
A iniciativa do Governo do Estado recebeu o reforço do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei de quadra Rogério Marques, que jogou também no Botafogo, no Fluminense e no vôlei de praia, no final da década de 1980 e início de 1990.
Os quatro núcleos já em funcionamento possuem 335 vagas disponíveis. Para preencher uma delas é necessário procurar os projetos parceiros da Sesport. Em São Pedro o colaborador é a Associação de Moradores de São Pedro I, e são oferecidas aulas de boxe. Em Santo André o colaborador é o Movimento Comunitário de Santo André e as aulas são de kickboxing, desenvolvidas no Parque Baía Noroeste.
Em Nova Palestina as aulas são de futebol de areia e acontecem na quadra de areia ao lado do Cajun. O parceiro é a Associação de Amigos de Nova Palestina. Em São José, o parceiro é a Fundação Batista da Praia do Canto, que oferece aulas de voleibol.
Após a solenidade que marcou a entrega dos equipamentos aos alunos, a Sesport garantiu uma sessão de cinema ao ar livre gratuita, com direito a pipoca e guaraná. O filme exibido, Coach Carter – Treino Para a Vida, conta a história de um treinador que aceita trabalhar com uma equipe de basquetebol masculina em um dos bairros violentos dos Estados Unidos.