21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Crianças e adolescentes de Vitória serão beneficiadas pelo “Esporte Pela Paz”

Materiais esportivos entregues aos 600 alunosSeiscentas crianças e adolescentes serão assistidas pelo projeto Esporte Pela Paz em quatro bairros da Grande São Pedro. A novidade foi confirmada em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (08), quando o vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

As autoridades entregaram novos equipamentos esportivos e uniformes ao projeto que oferecerá aulas gratuitas nas modalidades de boxe, kickboxing, vôlei e futebol de areia. A solenidade na Praça Dom João Batista, em São Pedro I, foi acompanhada por deputados, vereadores, secretários do município de Vitória, lideranças comunitárias dos bairros beneficiados, pais e alunos dos núcleos.

- Continua após a publicidade -

O projeto Esporte Pela Paz faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

“Hoje, crianças e adolescentes vão receber materiais esportivos e os uniformes dentro deste programa de inclusão social. O Esporte Pela Paz vai atender ao final, quando os 60 núcleos estiverem implantados na Grande Vitória, mais de 15 mil crianças e adolescentes, que serão assistidos por profissionais qualificados. Além disso, temos obras e outros programas importantes na área de esporte, como o Esporte Pela Paz – Segundo Tempo e o Campeões de Futuro. Nestes programas, crianças vão aprender mais do que esporte, mas também disciplina, educação, vão conviver em grupo e ter uma formação qualificada com base no respeito. Os materiais são de qualidade. Não estamos fazendo apenas obras, estamos cuidando do nosso povo”, enfatizou em seu discurso o vice-governador Givaldo Vieira.

O secretário Vandinho Leite destacou a importância de desenvolver as atividades em parceria com lideranças comunitárias, e com projetos de inclusão social que já existiam nessas localidades, mas que não recebiam apoio ou ao menos eram conhecidos.

“Os projetos tem como objetivo a formação de pessoas melhores, com valores que retornarão para a sociedade. Tem como objetivo criar oportunidades para que nossas crianças e adolescentes tenham perspectiva de vida e não sejam adotadas por traficantes, criminosos que estão assolando as nossas famílias. É a geração de uma rede de prevenção à criminalidade, às drogas. E por isso nossos parceiros são importantes e fundamentais nesse processo. O projeto busca agentes nas comunidades e que já desenvolvem algum trabalho voluntário e de apoio às famílias. Porque quem já atua na comunidade sabe da realidade local e merece ser destacado para dentro desse processo de inclusão social”, ressaltou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Vitória, Fábio Vasco, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado de investir no esporte como ferramenta de inclusão e como gerador de oportunidades.

“O esporte vive um ótimo momento e desta vez, o Governo do Estado é um grande parceiro do município e das entidades sociais, e está olhando para os bairros desta região porque daqui sairão grandes campeões no esporte e na vida”, completou.

A iniciativa do Governo do Estado recebeu o reforço do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei de quadra Rogério Marques, que jogou também no Botafogo, no Fluminense e no vôlei de praia, no final da década de 1980 e início de 1990.

 

Os quatro núcleos já em funcionamento possuem 335 vagas disponíveis. Para preencher uma delas é necessário procurar os projetos parceiros da Sesport. Em São Pedro o colaborador é a Associação de Moradores de São Pedro I, e são oferecidas aulas de boxe. Em Santo André o colaborador é o Movimento Comunitário de Santo André e as aulas são de kickboxing, desenvolvidas no Parque Baía Noroeste.

Em Nova Palestina as aulas são de futebol de areia e acontecem na quadra de areia ao lado do Cajun. O parceiro é a Associação de Amigos de Nova Palestina. Em São José, o parceiro é a Fundação Batista da Praia do Canto, que oferece aulas de voleibol.

Após a solenidade que marcou a entrega dos equipamentos aos alunos, a Sesport garantiu uma sessão de cinema ao ar livre gratuita, com direito a pipoca e guaraná. O filme exibido, Coach Carter – Treino Para a Vida, conta a história de um treinador que aceita trabalhar com uma equipe de basquetebol masculina em um dos bairros violentos dos Estados Unidos.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA