22.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Ibama e PF fazem operação contra criação clandestina de aves

Leia Também

Dicas de suplementos para quem busca imunidade, saúde mental e beleza corporal

Nem sempre conseguimos tudo isso sem uma orientação médica e só com a alimentação do dia a dia. Fique atento às dicas de especialistas!

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

As investigações apontam que criadores registrados adquiriam anilhas falsas para utilizar em pássaros que foram capturados na natureza.

A criação clandestina de aves é realidade em todos o país. E infelizmente envolve também criadores regularizados. E a Operação AD AETERNUM, deflagrada nesta quarta-feira, (13), comprovou essa prática. Uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante a operação, que contou com a participação de 31 policiais federais e 8 analistas ambientais do Ibama, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão. Simultaneamente, houve fiscalização administrativa nos endereços dos criadores suspeitos de participar do esquema. A ação se deu nos municípios capixabas de Pancas, Aracruz, Nova Venécia e Vila Pavão. E também houve uma abordagem na cidade de  São Paulo.

PF e Ibama: operação AD AETERNUM

Foram alvo da operação locais de origem dos números legítimos das anilhas e de destino dos acessórios falsos. E os prováveis locais de falsificação e distribuição dessas anilhas também fizeram parte da AD AETERNUM, termo em latim que significa “para a eternidade”.

A fim de combater a criação clandestina de aves, o objetivo da operação foi reprimir a falsificação e distribuição de anilhas para colocação em aves capturadas da natureza. E a consequente inclusão de informações falsas no Sistema Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres – SISPASS.

Criação clandestina de aves

Os elementos colhidos na investigação indicam que criadores registrados adquiriam anilhas falsas, com a mesma numeração de anilhas legítimas. Dessa forma, conseguiam conferir uma aparência de regularidade a pássaros capturados na natureza. Logo, que não poderiam ser mantidos em cativeiro. Além disso, essa colocação tardia de anilhas falsas em aves já adultas capturadas da natureza ocasionava evidentes maus tratos, com lesões ou mutilações nos animais.

Ave encontrada com anilha falsa durante operação AD AETERNUM da PF e IbamaTambém foi observado ao longo da investigação que criadores regulares deixavam de registrar no SISPASS a perda (geralmente por falecimento) de pássaros do plantel. Assim, simulavam no sistema a transferência da ave inexistente para o plantel daquele que adquiriu a anilha falsa.

Segundo a assessoria da PF, o sucesso na investigação policial só foi possível graças à profissionalismo do Ibama e dos Correios. O Ibama que “prontamente colocou sua expertise para esclarecer os questionamentos da Polícia Federal”. E, a proatividade Coordenação de Segurança dos Correios, “que foi capaz de identificar, em um dos seus centros de distribuição, a postagem das encomendas com as anilhas falsas”.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade