Antonio Corrêa de Lacerda vem a Vitória fazer palestra em evento promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), nesta quinta-feira (06)
Por Kikina Sessa
O momento econômico vivenciado pela economia brasileira será abordado pelo economista Antonio Corrêa de Lacerda durante seminário que será realizado nesta quinta-feira (06) pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), na Cidade da Inovação, Ifes de Jardim da Penha, em Vitória.
Lacerda, que já presidiu o Conselho Federal de Economia (Cofecon), e atualmente é professor-doutor do Programa de Pós-graduação em Economia da PUC-SP e assessor da presidência e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, comenta que o crescimento econômico tem surpreendido positivamente, tendo atingido 3,5% em 2024.
“Em 2025 deverá continuar a crescer. Há uma pressão inflacionária basicamente decorrente da crise climática que impactou preços de alimentos e, também, da desvalorização do real frente ao dólar e demais moedas”, disse o economista.


Em sua palestra, Lacerda disse que vai destacar “a reconstrução em curso, com o resgate do papel do Estado e das políticas públicas, especialmente os programas estruturantes como o NIB – Nova Indústria Brasil, o NovoPAC – Plano de aceleração do crescimento e o PTE- Plano de Transição Ecológica”.

Com o tema “Perspectivas Econômicas para o Brasil e Espírito Santo – 2025”, o seminário terá também palestra do economista capixaba Orlando Caliman, que promete apresentar uma análise detalhada do cenário econômico no Estado.
Segundo Caliman, 2025 não deverá ser um ano tão bom como foi 2024 para a economia do Espírito Santo. Mas o cenário deve se manter estável, com as exportações da indústria extrativa mineral e a agropecuária se destacando.
A aceleração de investimentos em logística e infraestrutura também chamam a atenção. Caliman disse que somente o governo do Estado prevê R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura neste ano de 2025.
Programação
18h30 – Recepção e credenciamento
19h – abertura institucional
19h20 às19h50 – Palestra: Perspectivas para a Economia Brasileira em 2025
Palestrante: Economista Antonio Lacerda
19h50 às 20h20 – Palestra: Perspectivas para a Economia do Espírito Santo em 2025
Palestrante: Economista Orlando Caliman
20h20 às 21h – Debates
Comentários e Mediação: Economista Andressa Pavão
Inscrição gratuita