23.5 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

“Crescimento econômico tem surpreendido positivamente”, afirma economista

Antonio Corrêa de Lacerda vem a Vitória fazer palestra em evento promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), nesta quinta-feira (06)

Por Kikina Sessa

O momento econômico vivenciado pela economia brasileira será abordado pelo economista Antonio Corrêa de Lacerda durante seminário que será realizado nesta quinta-feira (06) pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), na Cidade da Inovação, Ifes de Jardim da Penha, em Vitória. 

Lacerda, que já presidiu o Conselho Federal de Economia (Cofecon), e atualmente é professor-doutor do Programa de Pós-graduação em Economia da PUC-SP e assessor da presidência e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, comenta que o crescimento econômico tem surpreendido positivamente, tendo atingido 3,5% em 2024. 

“Em 2025 deverá continuar a crescer. Há uma pressão inflacionária basicamente decorrente da crise climática que impactou preços de alimentos e, também, da desvalorização do real frente ao dólar e demais moedas”, disse o economista.

LEIA MAIS
Foto: Divulgação/INSS Governo avalia antecipação do 13º do INSS, mas não há decisão tomada, diz secretário do Tesouro - Ceron frisou que a tendência é de haver uma antecipação, e que as discussões se concentram em relação ao período de pagamento das parcelas
 Foto: Washington Costa/MF/Divulgação Governo central tem déficit de R$ 31,673 bilhões em fevereiro, revela Tesouro - Para 2025, o governo almeja um resultado primário neutro (0% do PIB), permitindo uma variação de 0,25 ponto porcentual para mais ou menos

Em sua palestra, Lacerda disse que vai destacar “a reconstrução em curso, com o resgate do papel do Estado e das políticas públicas, especialmente os programas estruturantes como o NIB – Nova Indústria Brasil, o NovoPAC – Plano de aceleração do crescimento e o PTE- Plano de Transição Ecológica”.

"Crescimento econômico tem surpreendido positivamente", afirma economista
Orlando Caliman vai apresentar perspectiva para a economia capixaba – Foto: Divulgação

Com o tema “Perspectivas Econômicas para o Brasil e Espírito Santo – 2025”, o seminário terá também palestra do economista capixaba Orlando Caliman, que promete apresentar uma análise detalhada do cenário econômico no Estado. 

Segundo Caliman, 2025 não deverá ser um ano tão bom como foi 2024 para a economia do Espírito Santo. Mas o cenário deve se manter estável, com as exportações da indústria extrativa mineral e a agropecuária se destacando. 

A aceleração de investimentos em logística e infraestrutura também chamam a atenção. Caliman disse que somente o governo do Estado prevê R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura neste ano de 2025. 

Programação

18h30 – Recepção e credenciamento
19h – abertura institucional
19h20 às19h50 – Palestra: Perspectivas para a Economia Brasileira em 2025
Palestrante: Economista Antonio Lacerda
19h50 às 20h20 – Palestra: Perspectivas para a Economia do Espírito Santo em 2025
Palestrante: Economista Orlando Caliman
20h20 às 21h – Debates
Comentários e Mediação: Economista Andressa Pavão
Inscrição gratuita

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA