De acordo com a presidente da CPI, deputada Janete de Sá, os animais estavam em um imóvel em Vila Velha e em condições de maus-tratos
Por Josué de Oliveira
A CPI dos Maus-tratos contra os animais da Assembleia Legislativa resgatou sete cachorros que estavam um uma residência em Vila Velha.
O resgate foi feito em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e apoio da Polícia Militar.
Segundo a presidente da CPI, a deputada Janete de Sá, os animais estavam em condições insalubres, sujos, sem alimentação e água caracterizando crime de maus tratos.
“Um dos animais estava com a pata quebrada”, informou Janete.
O coordenador do Centro de Bem-Estar Animal de Vila Velha, médico veterinário Celso Christo, atestou as condições de maus-tratos dos animais e a tutora dos cachorros, uma aposentada, de 71 anos, foi conduzida ao Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha.
Os animais foram encaminhados para tratamento, através do contrato da Prefeitura de Vila Velha com um hospital veterinário. Posteriormente, os cachorros serão direcionados para lares temporários.
Denúncias
O crime de maus-tratos contra cães e gatos, prevê pena de prisão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal, conforme dispõe a Lei 14.064/2020.