18.8 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

CPI da Previdência deve ser instalada nesta quarta-feira

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.
Oposição trabalha para apurar veracidade dos argumentos governamentais sobre a necessidade da Reforma da Previdência com normas tão severas ao trabalhador 

O senador Paulo Paim (PT/RS) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as contas da Previdência deverá ser instalada, às 15 horas desta quarta-feira (26).

Autor do requerimento de criação da CPI (RQS 161/2017), Paim adiantou que a comissão deve ouvir representantes dos empresários, dos trabalhadores e de setores do governo. Durante entrevista à rádio Senado, ele citou que entre os depoentes serão chamados representantes do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Normalmente o senador que propõe uma CPI é escolhido para ser o presidente ou o relator da comissão. “Se depender de mim, prefiro ficar com a relatoria”, afirmou Paim

Importância da CPI

O senador Paim ressalta a atenção que se deve ter na apuração dos fatos. “Todo cuidado é pouco, pela responsabilidade histórica desse momento. Segundo ele, a CPI é a oportunidade de esclarecer os fatos. “Nós poderemos aqui, de uma vez por todos, passar a limpo essa caixa fechada da Previdência, saber quem é quem”, afirmou.

Ele destacou algumas das informações que serão possíveis de se conhecer com o trabalho da CPI. “Quem são os mil maiores devedores; quem se apropria do dinheiro do trabalhador e não repassa para a Previdência, o que nos últimos quatro anos totalizou mais de R$ 100 bilhões.”

O senador fez outros questionamentos. “Por que abrir mão da contribuição do empregador que era de 20% e passou para 1,5% – 2%? Por que na proposta já colocaram um artigo de anestia aos devedores? Por que a DRU retira uma fortuna da seguridade social, se em tese a Saúde, a Previdência e a Assistência Social não têm recursos?”

Na argumentação do senador, o que não se pode aceitar é a sociedade continuar a receber informação inverídicas. “O que não pode é referenciar essa falcatrua que foi vendida para a sociedade e beneficiar somente o sistema financeiro em detrimento do trabalhador.”

Votação

Sobre a garantia de votação de requerimentos,  diante do fato de ser minoria no Senado, Paim argumentou que espera o correto é que os senadores cumpram o papel de apurar fatos. “Espero que estejam lá senadores que lutem pela pátria brasileira e votem com consciência e não a cabresto do governo. Na linha da decência, do bom senso, da honestidade. Tem 200 milhões de brasileiros esperando o resultado dessa CPI. E nós sabemos de histórias de comissões aqui dentro que até pra vir ou não vir um depoente, a propina circulava”, acusou o senador.

Governo

O governo diz que irá se valer do espaço da CPI para provar à sociedade que realmente há um rombo nas contas da Previdência.

No último domingo, o presidente Temer se reuniu com representantes dos ministros e de deputados federais da situação para intensificar o trabalho de convencimento para aprovação do texto da reforma, que deverá ser votado em Plenário entre os dias 10 e 20 de maio.

Protesto

As centrais sindicais convocaram paralisação geral para a próxima sexta-feira, dia 28, contra as propostas de reforma da Previdência e Trabalhista encaminhadas pelo governo. Essa convocação, divulgada em redes sociais e por meio de panfletagem nas capitais e grandes cidades brasileiras, levou ao adiamento da votação na comissão para o dia 2 de maio.

Leia  Mais
Temer se reúne com ministros 

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade