24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

CPI da Previdência deve ser instalada nesta quarta-feira

Oposição trabalha para apurar veracidade dos argumentos governamentais sobre a necessidade da Reforma da Previdência com normas tão severas ao trabalhador 

O senador Paulo Paim (PT/RS) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as contas da Previdência deverá ser instalada, às 15 horas desta quarta-feira (26).

Autor do requerimento de criação da CPI (RQS 161/2017), Paim adiantou que a comissão deve ouvir representantes dos empresários, dos trabalhadores e de setores do governo. Durante entrevista à rádio Senado, ele citou que entre os depoentes serão chamados representantes do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

- Continua após a publicidade -

Normalmente o senador que propõe uma CPI é escolhido para ser o presidente ou o relator da comissão. “Se depender de mim, prefiro ficar com a relatoria”, afirmou Paim

Importância da CPI

O senador Paim ressalta a atenção que se deve ter na apuração dos fatos. “Todo cuidado é pouco, pela responsabilidade histórica desse momento. Segundo ele, a CPI é a oportunidade de esclarecer os fatos. “Nós poderemos aqui, de uma vez por todos, passar a limpo essa caixa fechada da Previdência, saber quem é quem”, afirmou.

Ele destacou algumas das informações que serão possíveis de se conhecer com o trabalho da CPI. “Quem são os mil maiores devedores; quem se apropria do dinheiro do trabalhador e não repassa para a Previdência, o que nos últimos quatro anos totalizou mais de R$ 100 bilhões.”

O senador fez outros questionamentos. “Por que abrir mão da contribuição do empregador que era de 20% e passou para 1,5% – 2%? Por que na proposta já colocaram um artigo de anestia aos devedores? Por que a DRU retira uma fortuna da seguridade social, se em tese a Saúde, a Previdência e a Assistência Social não têm recursos?”

Na argumentação do senador, o que não se pode aceitar é a sociedade continuar a receber informação inverídicas. “O que não pode é referenciar essa falcatrua que foi vendida para a sociedade e beneficiar somente o sistema financeiro em detrimento do trabalhador.”

Votação

Sobre a garantia de votação de requerimentos,  diante do fato de ser minoria no Senado, Paim argumentou que espera o correto é que os senadores cumpram o papel de apurar fatos. “Espero que estejam lá senadores que lutem pela pátria brasileira e votem com consciência e não a cabresto do governo. Na linha da decência, do bom senso, da honestidade. Tem 200 milhões de brasileiros esperando o resultado dessa CPI. E nós sabemos de histórias de comissões aqui dentro que até pra vir ou não vir um depoente, a propina circulava”, acusou o senador.

Governo

O governo diz que irá se valer do espaço da CPI para provar à sociedade que realmente há um rombo nas contas da Previdência.

No último domingo, o presidente Temer se reuniu com representantes dos ministros e de deputados federais da situação para intensificar o trabalho de convencimento para aprovação do texto da reforma, que deverá ser votado em Plenário entre os dias 10 e 20 de maio.

Protesto

As centrais sindicais convocaram paralisação geral para a próxima sexta-feira, dia 28, contra as propostas de reforma da Previdência e Trabalhista encaminhadas pelo governo. Essa convocação, divulgada em redes sociais e por meio de panfletagem nas capitais e grandes cidades brasileiras, levou ao adiamento da votação na comissão para o dia 2 de maio.

Leia  Mais
Temer se reúne com ministros 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA