23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Covid: Suspenso teto de emendas. Veja voto dos capixabas

O autor do projeto afirmou que o “teto” faz com que diversas emendas não possam ser aproveitadas, o que tira do SUS cerca de R$ 643,7 milhões.

Por Josué de Oliveira

Os deputados federais aprovaram, na noite da última quinta-feira (8), o projeto que suspende o limite de emendas parlamentares destinadas para o enfrentamento da Covid-19.

- Continua após a publicidade -

Dos 10 parlamentares capixabas presentes na votação, todos votaram favorável à proposta que agora segue para análise do Senado.

O projeto aprovado suspende trecho de portaria do Ministério da Saúde publicada em junho sobre a aplicação de recursos de emendas parlamentares impositivas em ações do Sistema Único de Saúde (SUS) de combate à pandemia.

O trecho a ser suspenso estabeleceu um limite máximo para as emendas direcionadas a uma ação orçamentária específica, criada pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária de 2021, chamada “Reforço de Recursos para Emergência Internacional em Saúde Pública – Coronavírus”.

O limite determinado pela portaria é de 1/12 das transferências realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para cada ente federativo em 2020, excluídas as decorrentes de emendas parlamentares e de créditos extraordinários editados para enfrentamento da Covid-19.

Lucas Vergilio, autor do projeto, afirmou que o estabelecimento do “teto” faz com que diversas emendas não possam ser aproveitadas, o que tira do SUS cerca de R$ 643,7 milhões.

“Não cabe, ainda mais por meio de portaria, ao Ministério da Saúde criar tal limitação inviabilizando completamente as destinações”, disse Vergilio.

Com informações adicionais da Agência Câmara

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA