29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Covid-19: Vacinação começa em janeiro

Vacina contra a Covid-19 deve estar disponível ainda em janeiro

Por Leulittanna Eller Inoch 

A tão esperada vacina contra a covid pode estar mais perto do que os capixabas imaginam. Em coletiva hoje pela manhã o secretário de estado da saúde Nésio Fernandez, afirmou que a vacina vai estar disponível ainda em janeiro para a população capixaba.

- Continua após a publicidade -

Na próxima segunda-feira devem ser definidos a data e a quantidade de doses a serem aplicadas em um primeiro momento. O primeiro grupo a ser vacinado serão os trabalhadores da saúde e os idosos totalizando cerca de 30 a 35 mil capixabas.

De acordo com o subsecretário de saúde Luiz Carlos Reblin, o estado já possui um estoque de 1,7 milhão de seringas com agulhas. Na próxima semana, mais um lote deve ser entregue, totalizando mais de três milhões de insumos necessários para a vacinação.

O secretário acredita que existe a possibilidade de que novas vacinas sejam registradas pela Anvisa, mas que caso isso não aconteça o Governo do Estado irá garantir a compra de mais doses. “Caso isso não ocorra, o governo do Espírito Santo já tomou a decisão da aquisição complementar para garantir que em 2021 a população capixaba”, disse.

Obrigatoriedade

O secretário também falou sobre a obrigatoriedade de se vacinar e disse que os governos estaduais tem autorização para criarem normas específicas ou complementares para que a população se conscientize sobre a vacinação. Uma dessas medidas seria por exemplo a obrigatoriedade da imunização para participar de concursos públicos.

O secretario também falou sobre a testagem e disse que os munícipios tanto da grande vitória como alguns do interior poderão fazer a testagem em laboratórios locais o que aumentaria a quantidade de testes e diminuiria a demora nos resultados.

Reblin também falou que apesar de estarmos próximos da vacina não é o momento afrouxar as medidas de prevenção e de que é importante de que os capixabas continuem se cuidando e evitando aglomerações

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA