23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Covid-19: ES recebe mais 124 mil doses de vacina

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento, e posteriormente distribuídas aos municípios.

O Espírito Santo recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), 124,7 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização contra o novo coronavírus. Foram entregues 75,5 mil doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49,2 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Municípios capixabas aplicam todas as primeiras doses

Até esta quinta-feira (15), 26 municípios já haviam aplicado todas as doses recebidas referentes à primeira dose para a Covid-19. A listagem dos municípios está disponível no “Painel de Vacinação”, na parte de “Tabela de Distribuição”.

- Continua após a publicidade -

“Isso se deve ao quantitativo insuficiente de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde para atender a toda esta população. Foram enviados, na última remessa, apenas 30% de doses para este público, em função disso, as doses se esgotaram em muitos municípios, o que é também muito importante, visto que as cidades estão tendo agilidade na ação de vacinação”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Ainda de acordo a coordenadora, os municípios aguardam o envio desta nova remessa de doses para dar continuidade à vacinação. “Com as doses encaminhadas pelo Ministério chegando ao Estado, já faremos a distribuição aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde para que todas as cidades possam dar continuidade a este processo”, disse.

Envio das segundas doses covid-19 aos municípios

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, o Estado adota o intervalo entre as doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) de quatro semanas, assim o envio da segunda dose aos municípios acontece sempre na terceira semana.

“Trabalhamos com o envio da segunda dose da Coronavac sempre respeitando a terceira semana de intervalo da primeira para a segunda dose, pois assim permite aos municípios a organização em tempo hábil para o início das ações de vacinação do público no tempo apropriado à resposta imunológica do imunizante”, observou Danielle Grillo.

Para a vacina Covishield (Oxford/Fiocruz), a qual possui um de intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose, o Estado iniciou o envio aos primeiros imunizados respeitando também um tempo para organização das ações pelos municípios, com envio das doses na décima primeira semana.

Em caso de dificuldade da população no acesso à segunda dose, a coordenadora orienta que é importante que o cidadão “busque informações no município para que o dê o caminho ao agendamento ou acesso a essa vacina da melhor forma possível e o quanto antes”.

Doses Influenza

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, nesta quinta-feira (15), a remessa com 108 mil doses de vacinas Influenza para dar continuidade à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses serão encaminhadas aos municípios em distribuição conjunta às doses da Covid-19.

A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que 471.548 capixabas sejam imunizados nesta primeira etapa da Campanha, entre crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, que começaram a vacinação na última segunda-feira (12), além dos trabalhadores da saúde, cuja imunização se inicia no próximo dia 19.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA