23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Coronavírus: uso desnecessário de máscara causa problemas

O uso da máscara não previne contração do coronavírus, segundo a OMS. Melhor forma de prevenção ainda é a higienização das mãos com o uso do álcool em gel

Você sabia que o uso constante da máscara não evita o contágio do novo coronavírus (Covid-19)? De acordo com o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin, elas devem ser utilizadas apenas pacientes e profissionais de saúde.

Segundo o Folha Vitória, o uso do produto começou a ser maior após a confirmação do primeiro caso da doença no Espírito Santo, nessa quinta-feira (05). Após o dado divulgado pelo Ministério da Saúde, a orientação continua sendo higienizar as mãos com o álcool em gel e evitar locais aglomerados.

- Continua após a publicidade -

“Todos os profissionais de saúde do Brasil indicam que a máscara tem uma utilização muito específica. É para a pessoa doente, ou com suspeita da doença, que vai circular, vai ao serviço de saúde e para a equipe de saúde que vai atender essa pessoa com suspeita ou com caso confirmado de Coronavírus”, destacou Reblin.

O coordenador reforçou que o uso desnecessário da máscara pode ocasionar a falta do dela no mercado, fazendo com que o público que realmente precisa de proteção não a encontre, levando pacientes e profissionais de saúde a riscos de contração do vírus.

Prevenção

Ainda não há uma vacina ou método de tratamento contra o novo coronavírus, mas a Sesa realizou um procedimento de prevenção, que está de acordo com as normas emitidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja a seguir:

1. Tome bastante líquido.
2. Evite ambientes fechados e com ar condicionado, preferindo sempre lugares arejados e limpos. Abra bem as janelas para renovar o ar e faça passeios e atividades físicas ao ar livre.
5. Lave sempre as mãos, pois elas são a principal fonte de contágio de doenças como a gripe e o H1N1. Por isso, lave as mãos sempre que puder ou se lembrar.
6. Evite aglomerações onde são propícios à disseminação de vírus e germes.
7. Adote uma dieta saudável – uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para reforçar seu sistema imunológico. Alimentando-se bem, você estará prevenindo doenças de qualquer tipo, inclusive as respiratórias!
8. Não se esqueça da vacinação

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA