23.9 C
Vitória
segunda-feira, 23 novembro, 2020

Coronavírus: crescimento exponencial de casos. Entenda!

Leia Também

Sesa divulga portaria sobre a Covid-19

A secretaria de Estado da Saúde publicou no diário oficial uma nova portaria que define as medidas a serem tomadas para o enfretamento a Covid-19 no Estado

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

No próximo dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O dia tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar

Câncer Infantojuvenil, ainda faltam avanços

Enfrentamento a doença foi debatida em reunião online com autoridades do Estado e de Instituições ligadas ao combate a doença

Mudança na metodologia do diagnóstico explica aumento dos números de casos do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram registradas 242 mortes na província chinesa de Hubei, epicentro do novo coronavírus. Nessa quarta-feira (12) foi o dia em que mais pessoas morreram desde o início do surto da doença. E também houve uma subida vertiginosa no número de casos diagnosticados, com mais 14.840 pessoas infectadas.

As mudanças de metodologia na identificação dos casos explicam o rápido aumento. É um crescimento dramático no número de mortes e casos registados desde o início do surto.

Segundo autoridades de saúde, esses números surgem devido a uma “definição mais ampla” da infecção, por meio de mudanças na forma de diagnóstico. Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mencionou que o número de infecções na China estava a se estabilizar, mas que era ainda cedo demais para apurar se a epidemia estaria a se abrandar.

DIAGNÓSTICOS

O número de casos e mortes era calculado com os kits de diagnóstico, por meio dos testes padrão de ácido ribonucleico (RNA). Agora, passa a ser suficiente um diagnóstico do vírus por uma tomografia computadorizada (TAC) dos pulmões.

Esses casos “clinicamente diagnosticados”, que são confirmados apenas por tomografia computadorizada, não constavam em contabilizações anteriores.

Das 242 mortes registadas em Wuhan, 135 foram contabilizadas segundo a nova metodologia. Dos 18.840 casos registados nas últimas horas, 13.332 foram diagnosticados segundo os novos critérios.

A Comissão Provincial de Saúde de Hubei explicou que as mudanças ao nível de diagnóstico vão permitir um tratamento mais rápido. Mas também poderá afetar a credibilidade dos números apresentados ao longo das últimas semanas e amplificar as críticas à China.

ASCENSÃO DE CASOS 

O país tem sido acusado de esconder a dimensão completa do surto, sobretudo, após a morte de um médico oftalmologista que denunciou o início da epidemia, o que lhe valeu uma repreensão da polícia.

“Qual é que foi a taxa real de infeção desde o início de janeiro? As outras cidades e províncias também vão rever os números apresentados? Suspeito que muitos na China vão olhar para isto como uma nova razão para não acreditar no governo”, diz Sam Crane, professor de política e filosofia chinesa, ao jornal The Guardian.

David Heymann, professor de epidemiologia de doenças infecciosas na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, diz que a China veio alterar a própria definição de doença. “As mortes são preocupantes e há de fato um aumento no número de mortes registadas. Se olharmos para a totalidade do número de mortes e de casos, a taxa de mortalidade continua a ser o mesmo que tem sido”, acrescentou.

METODOLOGIA 

A mudança no método de diagnóstico poderá também ter origem num problema prático: escassez de kits de diagnóstico por meio dos testes padrão. Os responsáveis de saúde já tinham apelado às autoridades para que os parâmetros de diagnóstico do vírus fossem alargados para tratar mais pacientes.

Os testes padrão de RNA poderiam demorar vários dias até um diagnóstico, enquanto a tomografia computadorizada pode mostrar mais rapidamente infecções nos pulmões.

Qi Xiaolong, professor de medicina em Gansu, China, considera que a mudança poderá ajudar a uma detecção e consequentemente o isolamento mais rápido e efetivo. Não só devido à falta de kits e de pessoal médico, mas também por possíveis erros de diagnóstico nas amostras recolhidas para análise.

“Uma pessoa que tenha acusado negativo nos testes pode ser uma fonte de infecção para uma comunidade”, apontou.

*Com informações de Agência Brasil. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rússia anuncia registro de vacina sem mostrar estudos; Paraná prevê produção

Na terça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que precisa avaliar os dados da pesquisa antes de tomar posição.

Grande explosão causa pânico em Beirute

O ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasssan, disse que mais de 25 pessoas morreram e mais de 2,5 mil ficaram feridas

Inundações transformam ruas em rios no Japão e matam 44

Ordens de retirada foram dadas para mais de 500 mil habitantes de ilha. Saiba mais! Chuva torrencial atingiu a Ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, nesta segunda-feira...

Príncipe Philip chega aos 99 anos de idade ao lado da rainha Elizabeth II

O príncipe Philip completa 99 anos de idade na quarta-feira, 10. Para marcar a data, a família real divulgou um retrato dele ao lado da rainha Elizabeth II.

Massacre no Canadá deixa pelo menos 16 mortos

Pelo menos 16 pessoas morreram na madrugada desse domingo (20) em Nova Escócia, no leste do Canadá, quando um homem armado abriu fogo em vários locais por motivos ainda desconhecidos, disse a polícia.

Número de mortos na Espanha supera 20 mil; mundo soma mais de 150 mil

São 4.499 novos casos positivos, num total de 191.726, confirmaram as autoridades. Desde o início da pandemia, 74.662 pessoas foram consideradas curadas

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 182
Continua após publicidade

Fique por dentro

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

Guedes: transformar recuperação cíclica em autossustentável

Ministro admitiu que o governo vem falhando, porque ainda não conseguiu diminuir nem 1% nesta administração. "Falha nossa"

Agricultura lança plataforma para registro de máquinas e tratores

A plataforma vai funcionar em uma fase piloto, em que somente alguns agentes autorizados, como as concessionárias de vendas de equipamentos

Estudos indicam que probabilidade de 2ª onda é baixa, diz secretário

"Do ponto de vista econômico temos que garantir solidez fiscal e aumentar a produtividade", acrescentou o secretário

Vida Capixaba

Influenciadores digitais criam e-book sobre Espírito Santo

Um E-book com informações turísticas do Estado foi elaborado por um grupo de nove colaboradores. O livro digital intitulado “Conheça o ES” reúne informações dos 78 municípios do Espírito Santo

Cuidados da Mente: novo modelo de negócio na saúde mental

Grupo investe em novo modelo de negócio para atendimento em saúde mental, apostando em diagnósticos mais precisos e diminuição no número de internações

Festival da Família: Diversão em Cena ArcelorMittal

Festival da família, ação é interativa e promove o desenvolvimento emocional de crianças

Melasma Ocular

Problema nem sempre é visível e pode ser confundido com olheiras
Continua após publicidade