25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Copos de Natal do Starbucks estão sendo chamados de anticristãos nos EUA

Copos de Natal do Starbucks estão sendo chamados de anticristãos nos EUA

Os copos este ano são apenas vermelhos, com exceção feita ao logotipo verde da empresa. 

O desenho do tradicional copo de Natal que a rede de cafeterias Starbucks apresentou para a festividade deste ano está causando muita reclamação de grupos cristãos dos Estados Unidos. O problema é justamente a austeridade do conceito e a ausência de símbolos natalinos – desenhos de velas, flocos de neve e de enfeites de árvores natalinas, típicos das edições anteriores do copo.

- Continua após a publicidade -

Para este Natal, a Starbucks decidiu lançar copos que são apenas vermelhos, em um tom mais claro perto da borda e que vai sutilmente escurecendo até o fundo do copo. Alguns acreditam que o copo vermelho sem símbolos é “anticristão” e uma ofensa ao espírito de celebração da data. Um ex-pastor americano até iniciou um movimento nas redes sociais para reiterar as raízes cristãs desta época e condenar o novo copo de Natal da Starbucks.

Minimalista – Desde 1997, a Starbucks lança copos comemorativos na época do Natal geralmente em vermelho e com desenhos que lembrem a comemoração da data no Hemisfério Norte, como os mencionados acima. Estes copos são distribuídos para todas as lojas da rede. Para 2015, a rede de cafeterias optou por um estilo “minimalista” para refletir a “a simplicidade e a paz” da época, segundo Jeffery Fields, o vice-presidente de design do Starbucks. 

Mas a campanha reclamando do copo organizada pelo ex-pastor americano Joshua Feuerstein teve ressonância nas redes sociais. Ele criou a hashtag #MerryChristmasStarbucks (Feliz Natal Starbucks, em tradução livre) e lançou um vídeo no qual mostra como tem “protestado” contra a Starbucks. Ele vai a uma cafeteria do Starbucks, faz um pedido e quando o funcionário pergunta seu nome para anotá-lo no copo ele responde “Merry Christmas” (Feliz Natal), o que acaba sendo escrito no copo sem símbolos.

No vídeo, Feuerstein pede que outras pessoas façam o mesmo quando comprarem um café ou qualquer outra bebida na rede de cafeterias; seu movimento ganhou seguidores nas redes sociais e até apoio internacional.
“Esta é uma rejeição à realidade histórica e à grande herança cristã que sustenta o ‘Sonho Americano’ do qual o Starbucks se beneficiou tanto”, afirmou Andrea Williams, da organização cristã da Grã-Bretanha Christian Concern, em uma entrevista à publicação conservadora Breitbart. Os enfeites de Natal se distanciam cada vez mais de motivos religiosos.  

Outro fator que pesou para a decisão da Starbucks de exibir um copo mais minimalista em 2015 foram os clientes que veem o Natal como um evento não-religioso. Nos Estados Unidos, principalmente, há um hábito de misturar outras tradições com o Natal, como o Hannukah judeu ou o Kwanza africano e outros rituais minoritários, tudo com um sincretismo secular que celebra valores como irmandade e renovação em meio aos meses escuros de inverno no Hemisfério Norte.

Há alguns anos os símbolos cristãos estão desaparecendo de vitrines de lojas e propagandas lançadas para esta época do ano. E o Starbucks parece estar seguindo esta tendência com estes copos “neutros” que, segundo Jeffery Fields, são uma forma “mais aberta de receber as festas”.

E nem todos os cristãos reprovam a decisão da rede internacional de cafeterias, como é o caso da reverenda Emily Heath, em um blog publicado no HuffPost, no qual afirmou que a ação do Starbucks promove a “inclusão, diversidade, tolerância e pluralismo”.

Veja abaixo como era os copos anteriormenteCopos de Natal do Starbucks estão sendo chamados de anticristãos nos EUA

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA