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domingo, 7 DE julho DE 2024

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismo

Entidades atuam como centros de referência para negócios, promovendo eventos que enaltecem tradições e produtos capixabas

Por Ludmila Azevedo

Segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves, a atividade turística está em crescimento no Espírito Santo. Nos últimos quatro trimestres, a alta acumulada é de 17%, o que demonstra uma grande recuperação após as quedas ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

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Os Convention & Visitors Bureaux são entidades que, tradicionalmente, articulam para continuar alavancando o setor. Os estabelecimentos ligados ao turismo podem se filiar a esses Bureaux para integrar um ecossistema que age para incentivar eventos e divulgar os territórios onde estão inseridos como destinos disponíveis para receber os visitantes. Essas empresas parceiras incluem prestadores de serviços nas áreas de eventos, agências de viagens, hotéis, restaurantes, companhias aéreas ou viações de ônibus, por exemplo.

No estado, há dois bureaux, cada um com suas estratégias: o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. O primeiro promove os roteiros histórico-culturais do estado, as principais rotas de praias, de parques e de compras, além das opções de vida noturna. A entidade também tem se especializado cada vez mais na produção de eventos.

“A criação do bureau proporcionou a geração de novas oportunidades de negócios para muitos empresários através da atração de turistas pelos eventos realizados. O ES Convention Bureau tem buscado e apoiado todos os tipos de iniciativas”, comentou o presidente da entidade, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismoDepois de quase 25 anos, a Feira dos Municípios voltou a ser realizada no estado, com iniciativa do ESC&VB. Foi entre 31 de agosto e 3 de setembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Ao longo dos quatro dias, cerca de 60 mil pessoas passaram pelos estandes, de acordo com a organização do evento. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, história, artesanato e gastronomia de cada um dos 78 municípios capixabas.

Alguns dos destaques foram a polenta móvel e a serenata italiana, tradições de Venda Nova do Imigrante, a minicarretela de Santa Teresa, mini tombo da papa de Itarana, rancho móvel de Ibatiba, a moqueca de Conceição da Barra e a experiência da coagem de café de Brejetuba. Uma praça de alimentação foi montada com 10 restaurantes e 20 cervejarias, e três palcos exibiram apresentações culturais e musicais.

Para a feira, o bureau contou com o apoio da Associação dos Municípios do ES (Amunes), do Governo do Estado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Assembleia Legislativa e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). O presidente do ES C&VB destaca a importância das parcerias para que a missão de promover o desenvolvimento do turismo no estado seja efetivada.

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismo“Participamos em parceria com o setor público de eventos regionais e nacionais para a promoção dos destinos. As organizações do terceiro setor também são convidadas a participar. Além disso, a entidade atua nos conselhos de turismo municipais da região metropolitana e no conselho estadual, além de ser a instância de governança da Região Metropolitana”, completou Paulo Renato.

Desde sua fundação, em 1998, o ES Convention & Visitors Bureau participou ativamente da captação ou entrou como apoiador de mais de 900 eventos regionais, nacionais e internacionais, movimentando cerca de 400 mil turistas. Os gastos desses turistas no estado já injetaram cerca de R$ 570 milhões na economia. A entidade estima ainda que, para cada real gasto, cerca de R$ 0,20 seja arrecadado em impostos nos municípios que realizam esses eventos, o que corresponde a quase R$ 114 milhões.

Governança e planejamento estratégico nas montanhas capixabas

A Região das Montanhas capixabas ainda não é tão conhecida como o litoral do estado, que atrai mais visitantes de outros estados do Brasil. Por isso, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau traçou uma estratégia para fortalecer a divulgação dos 10 municípios da região no cenário nacional.

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismo“Nosso principal foco é no desenvolvimento territorial, organizando o destino para a promoção do turismo. Para isso, criamos um plano de ativação nacional da marca Montanhas Capixabas, que inclui o diagnóstico dos empreendimentos que fazem parte das 25 rotas turísticas mapeadas nos territórios”, explicou a executiva de Projetos do bureau, Andreia Rosa.

O diagnóstico da entidade identificou 12 empreendimentos com oportunidades de melhoria na região. “Planejamos capacitações para ampliar a visão dos empreendimentos inseridos na região, em parceria com agências de turismo e outros canais de vendas para fortalecer a presença das montanhas nesse mercado”, completou Andreia.

Fundado em 2006, o Bureau mantém o diálogo e parcerias com o poder público, terceiro setor e o empresariado. Ao todo, são 380 empreendimentos filiados à entidade.

Eventos atraíram 50 mil pessoas para a região

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismoEste ano, o Montanhas Capixabas Convention & Visitor Bureau promoveu eventos que difundiram a produção rural e o artesanato em madeira na região. Realizados em Venda Nova do Imigrante, a Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) e o Espírito Madeira – Design de Origem 2023 atraíram, juntos, cerca de 50 mil pessoas.

A RuralturES, maior feira rural do estado, aconteceu de 15 a 18 de junho e movimentou mais de R$ 2,3 milhões no local, com o consumo dos produtos e serviços de agricultura, artesanato, cafés especiais, cervejarias artesanais, gastronomia e cultura.

Já o Espírito Madeira, de 14 a 16 de setembro, reuniu apresentações, palestras e oficinas sobre carpintaria e artesanato, além da competição “Olimpíadas da Madeira”. Foram 162 expositores e mais de R$ 26 milhões movimentados. Os dois eventos já confirmaram novas edições para o ano que vem.

Negócios apostam no turismo de experiência

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismoOs municípios que compõem a região de montanhas são referência no turismo de experiência. Essa modalidade de turismo vem ganhando força nos últimos anos, permitindo vivências autênticas que vão muito além de observar paisagens. Nesse conceito, o visitante tem a oportunidade de viver como a população local, colocando “a mão na massa” em atividades gastronômicas ou de agricultura, por exemplo.

“Nossa meta é posicionar a região como um novo destino pronto para ser descoberto, uma joia rara escondida no Espírito Santo que é uma verdadeira experiência turística. Temos uma parceria com o polo de turismo de experiência do Sebrae, que está nos orientando para que esse objetivo seja alcançado”, relatou a executiva de Projetos.

Segundo ela, as montanhas capixabas oferecem mais de 10 opções de experiências na linha dos cafés especiais, além de cervejarias artesanais. “O turista também pode ter a oportunidade de produzir a própria massa, ser inserido na rotina de um sítio produtor de palmito, colher morangos e fazer sua própria geleia. Esses são apenas alguns exemplos das diversas possibilidades”, concluiu Andreia Rosa. A região está se especializando cada vez mais para proporcionar sensações únicas para quem a visita.

Conventions Bureaux articulam capacitações e investimentos no turismoMunicípios da região das montanhas

Afonso Cláudio
Alfredo Chaves
Brejetuba
Castelo
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Laranja da Terra
Marechal Floriano
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 218, de outubro de 2023. Confira a edição especial de turismo completa aqui.

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