Partidos oficializam pré-candidaturas em convenções partidárias nos municípios da Região Metropolitana
Por Robson Maia
O último fim de semana foi recheado de convenções partidárias nos municípios da Grande Vitória. A pouco mais de dois meses para as eleições municipais, os partidos seguem se movimentando e oficializando os nomes que integrarão a disputa para as prefeituras nos municípios da Região Metropolitana.
PL oficializa candidatos na Serra e em Vitória
No sábado (27), o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou dois nomes para a disputa: o vereador Igor Elson, para a Serra, e o deputado estadual Capitão Assumção, para Vitória.
Igor Elson está no primeiro mandato como vereador e teve o nome indicado pelo presidente da sigla no Espírito Santo, senador Magno Malta. Durante a convenção realizada no último fim de semana, foi definido o pastor e policial militar Diego Cassoto, também do PL, como vice.
A convenção, realizada no bairro Parque Residencial Laranjeiras, contou com a presença de Malta e outros importantes parlamentares ligados ao partido.
Já Capitão Assumção teve o nome oficializado no mesmo dia, no encontro realizado em Bento Ferreira, na capital. Durante a convenção, foi indicado ainda o nome da vice: policial militar Mayra Marcarini.
No segundo mandato consecutivo, Assumção é capitão da reserva da Polícia Militar do Espírito Santo e já foi deputado federal entre 2009 e 2011. Desde dezembro de 2022, o parlamentar cumpre medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Trbunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em investigação sobre supostos ataques à democracia e aos ministros do STF.
No início do ano, Assumção foi preso após descumprir decisão judicial, ficando detido por uma semana.
Republicanos oficializa Muribeca
O Republicanos confirmou a candidatura do deputado estadual Pablo Muribeca à Prefeitura da Serra. A convenção conjunta com o PRD, PSC e DC, realizada na noite de sábado (27), definiu o nome do ex-vereador do município, mas sem o nome do vice. O prazo para o registro definitivo da chapa é o dia 15 de agosto.
Muribeca é o principal opositor à atual gestão, encabeçada por Sergio Vidigal (PDT), na disputa. O deputado estadual tem pontuado bem nas pesquisas de intenções de votos divulgadas até aqui, alternando posições de acordo com o adversário: contra Vidigal, Muribeca seria derrotado em todos os cenários. Já se o candidato do atual prefeito for Weverson Meireles (PDT), então Muribeca aparece entre os favoritos.
Novo confirma Wylson Zon
Em convenção realizada no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, o Novo oficializou Wylson Zon como candidato na Serra. O partido definiu ainda o médico Willian Lessa. como vice da chapa “puro-sangue”.
Mesmo diante dos rumores de desistência, o partido definiu pelo prosseguimento da candidatura de Zon.