23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Contabilidade: mercado em alta para profissionais especializados

Contabilidade: mercado em alta para profissionais especializadosEstudo levantado pela Robert Half em 19 países aponta que o mercado está em alta para a área contábil. Profissão é cada dia mais valorizada, inclusive no mercado brasileiro.

A profissão contábil desponta como uma das carreiras mais promissoras do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada com 2.528 executivos em 19 países pela Robert Half, uma das maiores empresas em recrutamento especializado no mundo, os executivos da contabilidade estão entre os mais disputados no mercado.

- Continua após a publicidade -

Os principais motivos apontados pela procura crescente por profissionais da área contábil são o crescimento ou expansão dos negócios, aumento da carga de trabalho, fusão, aquisição e atualização de sistemas financeiros, além da adaptação das normas internacionais da contabilidade pelas empresas, que passou a ser exigida em 2012.

De acordo com a pesquisa, o executivo de contabilidade é considerado o mais difícil de ser encontrado no mercado, seguido pelo de finanças. As exigências das empresas na hora da contratação também são grandes e revelam que o bom embasamento técnico e teórico na área fiscal, conhecimento sobre orçamento, controladoria e o domínio de uma língua estrangeira são os principais requisitos.

Segundo o diretor da Fucape Business School e doutor em contabilidade, Valcemiro Nossa, a adequação da contabilidade brasileira às novas regras das International Financial Reporting Stardards (IFRS, sigla em inglês para as normais internacionais de Contabilidade) provocou uma exigência natural pela profissionalização. “O que todos os países precisam neste momento são profissionais de contabilidade que estejam de volta aos estudos e que tenham um conhecimento completo, que vá além do conhecimento específico sobre contabilidade”, afirma Valcemiro.

A pesquisa aponta ainda que o momento alto da carreira não acontece só no Brasil. Outras regiões que aparecem com forte expansão da atividade são Dubai, em primeiro lugar; China, que vem em segundo e o Brasil, que aparece em terceiro lugar.

Ainda de acordo com a pesquisa, profissionais de finanças e contabilidade no Brasil devem ter aumento em seus salários até meados de 2013. 64% dos CFOs (do inglês, Chief Financial Officer) brasileiros acreditam no incremento salarial. O número é superado apenas pela China, onde 77% dos diretores financeiros esperam alta. Entre os brasileiros ouvidos, 29% acreditam que a expansão salarial ficará entre 9 e 10% e outros 22% apostam em um aumento superior a 10%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA