24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Consumidor terá acesso à nota de risco de crédito

A partir de agora, o consumidor poderá consultar a sua nota de risco de crédito por meio do Serasa Score. O site é totalmente seguro e para acessá-lo é necessário realizar um cadastro. Além disso, a consulta é rápida e gratuita.

A pontuação varia de zero a mil pontos, de acordo com comportamentos como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas e negativações, indicando o risco de inadimplência. Esses detalhes do cadastro, no entanto, ainda não estão disponíveis.

- Continua após a publicidade -

No site, a análise de informações existentes na base de dados da Serasa e relacionadas às consultas realizadas pelos clientes é combinada e se transforma em uma pontuação. Desta forma, o consumidor pode acessar a pontuação e descobrir como melhorá-la, aumentando as chances de obter crédito.

A diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat, informou que o consumidor também pode fornecer informações para melhorar sua nota. “O consumidor que quiser participar do cadastro positivo tem que dar seu aceite para que tenhamos acesso às informações de crédito, como pagamentos em cartão, cheque especial, financiamentos, parcelamentos. A ideia no futuro é que quem tem um bom histórico consiga, por exemplo, juros mais baixos para um empréstimo”, destacou.

Para a economista e professora da Fucape, Arilda Teixeira, a medida adotada pelo Serasa é importante, pois trará segurança tanto às instituições financeiras, quanto aos consumidores. “Com a criação do cadastro positivo, as instituições financeiras poderão cobrar taxas menores, já que o risco de inadimplência será menor”, destacou.

A economista ressalta que a metodologia pode incentivar o consumo. “A medida não vai recuperar o crescimento econômico, mas pode, sim, causar impactos positivos”, acrescentou.

Aproveite e faça a sua consulta aqui

Foto: EBC / Marcos Santos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA