Apercepção do consumidor sobre as empresas que o respeitam está mais apurada, aponta levantamento da TNS InterScience. Agora, a valorização pela qualidade do produto, associada ao beneficio proporcionado ao meio ambiente, é pré-requisito na hora da compra.
“É importante considerar essa questão. Além disso, alguns produtos sustentáveis chegam a ser esteticamente mais apresentáveis, como cadernos e blocos de anotações, por exemplo”, contou a estudante Sheila Salles.
De acordo com Roberto Meir, especialista em relações de consumo e um dos realizadores do estudo, a pesquisa revelou como principal novidade o fato de que 51% dos consumidores consideram as ações de responsabilidade sócio-ambiental item muito importante. Em edição anterior do estudo, o percentual era de 44%.
“Essa aferição mostra que os clientes estão se conscientizando da relevância de se investir em campanhas e produtos que priorizem o bem-estar da sociedade”, constata Meir.
No Espírito Santo, diferentes segmentos já estão atentos para o novo perfil do consumidor. Voltada para a moda estilo balneário, a Cobra D’agua aposta em camisas confeccionadas em malha-pet constituídas com 50% de algodão e 50% em poliéster feito da garrafa pet.
Além disso, a marca trabalha agora com um reforço de Alto Verão voltado para a natureza. “Elaboramos a linha Raízes para chamar a atenção à preservação da cultura indígena e do meio ambiente. São peças que trazem estampas da fauna e flora da região Amazônica”, explica a analista de marketing Carla Gusmão.
Já a INNERE optou por oferecer pisos Interfloor produzidos por meio da extrusão e laminação de camadas de PVC, uma matéria-prima 100% reciclável. No processo de fabricação há baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. “Além de tudo, elimina o barulho emitido pelos saltos. é uma contribuição para redução da poluição sonora”, acrescentou o empresário Rafael Colnago.