Vila Velha: consulta pública de plano de mobilidade segue até sábado (9)

A Prefeitura de Vila Velha está desenvolvendo o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (PlanmobVV)

A prefeitura de Vila Velha promove a consulta pública do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (PlanmobVV) até o próximo sábado (9). A oportunidade foi aberto ao público no dia 10 de janeiro e está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu).

“Esta consulta pública será uma ótima ferramenta para ampliar o engajamento popular nas ações definidoras de melhorias da mobilidade e da acessibilidade em Vila Velha”, declarou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour.

Veja o vídeo sobre o assunto

 

O que é Plano de Mobilidade?

O Plano de Mobilidade Urbana é uma visão estratégica para se alcançar a cidade desejada, igualitária, universal, justa, democrática,acessível, saudável, eco-ativa, segura e próspera.

As propostas deverão buscar uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade, sustentando-se com a Política Nacional de Mobilidade Urbana e nos seguintes princípios:

I. Acessibilidade: possibilitar o acesso ao espaço urbano e à equipamentos para todos os cidadãos com segurança e autonomia,incluindo pessoas com mobilidade reduzida;

II. Segurança: garantir que os deslocamentos se realizem com a mínima exposição a fatores de risco;

III. Eficiência: racionalizar e otimizar o uso dos diferentes modos de transporte, incentivando sua utilização onde forem mais adequados, na busca de uma equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros. Garantir o bom uso da verba pública, com a justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes dos diferentes modos e serviços;

IV. Qualidade de vida: melhorar a qualidade de vida,preservar ou recuperar os espaços públicos para usos sociais e de convivência,reduzir o tempo empregado nos deslocamentos em transporte coletivo e a poluição ambiental;

V. Dinamismo econômico: favorecer a atratividade econômica e turística da cidade;

VI. Ação integrada: promover a integração das políticas públicas, especialmente entre a mobilidade e o planejamento urbano;

VII. Inclusão social: considerar que o direito à cidade não pode ser condicionado à capacidade de pagamento pela utilização dos serviços de transporte e que, portanto, os custos de deslocamento devem ser compatíveis com a renda da população, na busca da redução das desigualdades sociais;

VIII. Meio Ambiente: promover o desenvolvimentosustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas;

IX. Democracia: consolidar a gestão democrática comoinstrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.

Para que serve?

Tem como objetivo desenvolver propostas para o sistema viário e os sistemas de transportes para que os deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorram de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Plano servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade por dez anos, a partir de 2016.

Todas as propostas estarão em acordo com asrecomendações do Plano Diretor da Cidade e da Política Nacional de MobilidadeUrbana (Lei 12.587/12).

Quem participa?

Toda população, representada por membros de diversossetores da sociedade, de associações comerciais, organizações não-governamentais, câmara de vereadores, sindicatos, etc.

Por que o Plano de Mobilidade é importante?

Ele tornará Vila Velha uma cidade acessível para todos os cidadãos, melhorando a mobilidade das pessoas e cargas, com segurança e sustentabilidade, dando prioridade para os meios de transporte não motorizados.

Conteúdo Publicitário