17.7 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

Construção civil: custo médio cresce 3,75% no acumulado de 2019

Leia Também

Mais de 54 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

De acordo com o Painel Covid, da Sesa, são 54.547 casos confirmados. Destes, 35.118 estão curados.

Denúncia doméstica poderá ser feita por aplicativo de conversa

De acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 377/2020, de autoria do deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), o serviço será permanente para receber denúncias de violência doméstica e familiar por meio do aplicativo com mais agilidade.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Inscrições do Sisu começam nesta terça (07)

Os interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10) e realizar o cadastro.

Espírito Santo é o 11° estado com maior custo médio por m²

O índice da construção civil no Espírito Santo, calculado pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI-ES) apontou um crescimento de 3,75% no acumulado de 2019, com relação ao mesmo período de 2018. Ainda de acordo com relatório encaminhado pelo Instituto Jones do Santos Neves (IJSN-ES), o custo por m² no ES é de R$ 1.051,20, em dezembro do ano passado.

O Custo Unitário Básico (CUB-ES), calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (SINDUSCON-ES), também registro aumento de 0,08%, na comparação entre os meses de novembro e dezembro de 2019. Todavia, no acumulado dos últimos 12 meses, essa variação é de +5,35%.

A variação mensal do custo médio por metro quadrado da construção civil no Espírito Santo, medido pelo SINAPI-ES, apresentou crescimento de +0,24% no mês de dezembro de 2019, em relação ao mês anterior, com montante de R$ 1.051,20 por m². “Sendo assim, o ES ficou na 11ª posição no ranking nacional calculado pelo SINAPI-ES em dezembro de 2019, e apresentou variação superior à média brasileira de +0,22%”, apontou o relatório.

Em relação ao acumulado nos últimos 12 meses, os custos da construção civil no Espírito Santo, calculados pelo SINAPI-ES registraram elevação de +3,75%. Nessa base de comparação, a variação estadual foi inferior à registrada no Brasil (+4,03%) e da região Sudeste (+4,39%).

Levantamento

Já os materiais utilizados na construção civil, o aumento foi de 0,46%, no mês de dezembro, de acordo com o índice SINAPI-ES, comparado ao mês anterior. No acumulado de 12 meses, a variação cresceu +2,56%. De acordo com o CUB-ES, o desempenho do componente materiais apresentou aumento de +5,39% nos últimos 12 meses.

Referente aos custos da mão de obra, o índice SINAPI-ES apresentou estabilidade, em dezembro de 2019, quando comparado ao mês anterior. Já no acumulado do último ano, a elevação é de 5,04%, em 12 meses. No CUB-ES, o custo da mão de obra seguiu o mesmo resultado do SINAPI-ES apresentando estabilidade na variação mensal, e em 12 meses, registrou aumento de +5,86%.

Na composição dos custos medidos pelo SINAPI-ES em dezembro de 2019, o componente materiais apresentou participação de 51,84% e o componente mão de obra 48,16%. Os mesmos componentes levantados para o CUB-ES registraram participações de 45,78% para materiais e 48,76% para mão de obra, no mesmo período.

Leia Também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.
Continua após publicidade