23.2 C
Vitória
segunda-feira, 30 março, 2020

Conselho de administração na empresa familiar

Leia Também

Veja a diferença entre emergência em saúde e estado de calamidade

Devido à panndemia causda pela Covid-19, ações necessárias dão efeito à emergência em saúde pública. Também foi reconhecida calamidade pública no país.

Covid-19: presos ganham liberdade por liminar

Justiça determinar a soltura de todos os presos do Espírito Santo, cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

O Conselho de Administração é o agente central da governança corporativa

É o elo entre os diferentes interesses que gravitam em torno da empresa. Nas empresas familiares de capital fechado, embora não seja uma exigência legal, a implementação de conselhos de administração é fundamental, diante de um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo.

Todavia, muitas empresas ainda constituem conselhos apenas na aparência, sem se preocuparem com a criação de valor por esse órgão. Normalmente, esses conselhos se reúnem apenas para apreciar os resultados e referendar algumas decisões.

Sua missão básica é proteger o patrimônio, maximizar o retorno e agregar valor ao capital investido, considerando ainda todas as partes interessadas. Devem os conselhos proteger a empresa das ameaças de declínio e orientar a diretoria a aproveitar as oportunidades estratégicas, principalmente aquelas que não são percebidas em meio à agitação diária dos negócios.

É o Conselho de Administração quem aprova as diretrizes estratégicas e monitora a diretoria na sua execução. No processo de formulação da estratégia, em conjunto com a diretoria, cabe ao conselho conhecer o presente da empresa e determinar aonde se pretende chegar, levando em consideração o propósito, valores, cultura, liderança, estratégias competitiva e corporativa, capital humano e acompanhamento e controle de riscos.

A capacidade do conselho de gerar valor para a empresa depende da sua alta performance e de sua capacidade de tomar boas decisões. Para tanto, é importante cuidar da sua composição e dinâmica.

A composição do conselho deve considerar o mix de perfis e competências mais adequado para a estratégia. Como os negócios estão em constante mutação, é necessário avaliar periodicamente se esse mix continua compatível com os desafios da empresa.

Já a dinâmica precisa assegurar que os conselheiros recebam as informações na forma, tempo e abrangência necessários para debaterem as questões e formarem opiniões com qualidade.

A existência do conselho também facilita a sucessão e permite que membros da família possam se dedicar com mais profundidade às questões de longo prazo tão importantes para a perpetuidade da empresa.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade