20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Conilon do ES conquista indicação geográfica inédita

O Espírito Santo conquistou mais uma Indicação Geográfica (IG), agora para o Café Conilon. Trata-se da primeira IG do Brasil que abrange a produção de conilon em um estado inteiro, representando conquista inédita

Por Samantha Dias 

A concessão – na categoria de Indicação de Procedência (IP) – foi dada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

A publicação do INPI conclui a comprovação de que o nome geográfico Espírito Santo se tornou conhecido pela produção de café conilon. A conquista inédita promove o protagonismo do Estado e a finalidade de tornar o café reconhecido nacional e internacionalmente pela produção sustentável, rastreável e de qualidade.

O selo de IP Café Conilon do Espírito Santo contempla os cafés produzidos em todo o território capixaba. O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, com produção aproximada de 10 milhões de sacas por ano, em uma área que chega a quase 300.000 ha, o que representa mais de 20% da produção mundial do produto. O café  conilon é o principal produto agrícola do Estado, sendo responsável pela geração da maior parte da renda e dos empregos do meio rural.

O coordenador de cafeicultura e diretor-presidente interino do Incaper, Abrãao Carlos Verdin, destacou que a conquista da IG representa uma ferramenta coletiva de proteção e promoção comercial do café conilon, agora vinculado ao território capixaba. O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, disse que em menos de dois meses três IG’s foram reconhecidas, um passo importante para a cafeicultura capixaba.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade