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segunda-feira, 20 DE janeiro DE 2025

Conheça os possíveis locais de desembarque de navios de cruzeiro no ES

Expectativa é de que em torno de 25 navios façam parada em Vitória, com um fluxo de 75 mil turistas na temporada, incrementando a arrecadação em R$ 20 mi

Por Kikina Sessa

A temporada brasileira dos cruzeiros tem duração de cinco meses, de novembro a março, movimentando cidades que recebem turistas dispostos a investir em lazer. Ao que tudo indica, um novo destino será acrescentado na temporada 2025-2026: Vitória. A capital deverá ser local de parada de pelo menos um navio por semana, algo em torno de 25 embarcações durante a temporada.

O movimento para colocar novamente o Espírito Santo na rota dos cruzeiros teve início no final de 2023, quando o governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur), contratou um estudo de viabilidade ao setor de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP).

Como os navios estão cada vez maiores, podendo chegar a até 75 metros de altura, muitas embarcações destinadas ao turismo não conseguem passar embaixo da Terceira Ponte – onde o vão central tem 70 metros –, para ancorar no Porto de Vitória, onde era feito anteriormente o desembarque dos turistas. Daí a necessidade de se encontrar uma alternativa para a parada dos navios.

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O estudo feito pela USP, um contrato de R$ 300 mil, incluiu análises de risco detalhadas, utilizando técnicas para identificação, caracterização, quantificação e avaliação de perigos associados à operação, e mostrou a viabilidade da parada estratégica de navios de cruzeiro no litoral capixaba – sem que os passageiros desçam diretamente em terra –, na região próxima às ilhas do Frade e do Boi.

A inclusão do Estado na rota dos cruzeiros diversifica as opções turísticas e dinamiza a economia, beneficiando o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais - Foto: Jorge O. Araujo
A inclusão do Estado na rota dos cruzeiros diversifica as opções turísticas e dinamiza a economia, beneficiando o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais – Foto: Jorge O. Araujo

Essa boa notícia, apresentada em março de 2024, abriu novas perspectivas para o turismo capixaba. Cada cruzeiro tem cerca de 5 mil passageiros, sendo que em torno de 2 mil a 3 mil desembarcam nas paradas. Estudo preliminar feito pela Setur simula o recebimento de um navio por semana durante a temporada. Isso pode representar um incremento na arrecadação tributária de pelo menos R$ 20 milhões na temporada. No cálculo foi usado um tíquete médio não muito alto, de R$ 500, com alimentação, transportes e algumas compras.

“A inclusão do Estado na rota dos cruzeiros não só diversifica as opções turísticas locais, mas também promove um crescimento econômico, beneficiando diretamente o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais. Queremos garantir que o Espírito Santo seja, novamente, um ponto de parada obrigatória para os grandes cruzeiros na temporada 2025”, destaca Phillipe Lemos, secretário de Estado do Turismo.

Sugestões de locais de desembarque

O estudo fez a análise dos canais de acesso e fundeio dos navios e sugeriu pontos para desembarque e embarque de passageiros. Das cinco alternativas iniciais, apenas duas são adequadas para o desembarque dos passageiros e atendem aos requisitos das normas náuticas, como por exemplo, o tempo da travessia entre o navio e o píer de desembarque, que não pode ultrapassar 20 minutos.

Os locais apontados como os mais adequados são o píer do Hotel Senac Ilha do Boi e o que fica atrás do Shopping Vitória.

Conheça os possíveis locais de desembarque de navios de cruzeiro no ES

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), responsável pelo Hotel Ilha do Boi, foi receptiva à ideia de transformar o local em um ponto de desembarque e embarque dos turistas, ficando, inclusive, responsável pela contratação do estudo de batimetria (que mede a profundidade e traça a topografia local) exigido pela Marinha do Brasil após a apresentação do estudo de viabilidade feito pela USP.

Batimetria

A Capitania dos Portos do Espírito Santo informou que está aguardando a aprovação da batimetria pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para dar sequência aos estudos.

“No dia 20 de setembro de 2024 foi concluído o levantamento hidrográfico com o objetivo de avaliar a batimetria da área destinada ao fundeio dos navios de transporte de passageiros. Devido à complexibilidade envolvida nesse tipo de estudo, ele será agora encaminhado para o Centro de Hidrografia da Marinha, que terá um prazo de até 90 dias para emitir o parecer técnico sobre as condições da área analisada”, diz a nota da Capitania dos Portos.

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A Terceira Ponte, que atravessa a baía de Vitória e liga a capital capixaba à cidade de Vila Velha, a mais antiga do estado, tem apenas 70m de altura, o que impede muitos navios de ancorar no Porto de Vitória, como antigamente. Daí a necessidade de se encontrar alternativas - Foto: Marcelo Moryan / MTur
A Terceira Ponte, que atravessa a baía de Vitória e liga a capital capixaba à cidade de Vila Velha, a mais antiga do estado, tem apenas 70m de altura, o que impede muitos navios de ancorar no Porto de Vitória, como antigamente. Daí a necessidade de se encontrar alternativas – Foto: Marcelo Moryan / MTur

Parada teste

Há expectativa de que seja feita uma parada-teste de navio de cruzeiro em Vitória no final da temporada 2024-2025, provavelmente em março, após o Carnaval. Para que isso possa acontecer, algumas ações precisam ser tomadas. Da parte da Setur, em breve será feita a compra de uma boia que funciona como um grande sinalizador e que vai ficar exatamente no local onde os navios poderão ancorar. Será um investimento de R$ 500 mil, informou o secretário, e está sendo feito através de um processo de licitação, sempre com a orientação do órgão regulador, que é a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

Já a Fecomércio-ES ficou responsável em providenciar a construção de uma espécie de deck na região do Hotel Senac para proporcionar o desembarque dos passageiros.

Procurada pela reportagem, a Fecomércio-ES não quis se pronunciar.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) informou que está em trâmite na pasta um projeto para reforma e ampliação do píer da Ilha do Boi para atender aos navios de cruzeiro.

“Estou otimista que estaremos com tudo pronto para receber os cruzeiristas na temporada 2026. Esse sempre foi o nosso foco. A parada-teste surgiu como uma eventual possibilidade”, disse o secretário Philippe Lemos.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o compromisso da administração municipal com a retomada das operações na capital, que vão contribuir significativamente para o desenvolvimento turístico da cidade.

“Estamos à disposição, queremos muito avançar nessa pauta, concluir os estudos e tomar uma decisão de maneira coletiva e democrática, ouvindo todos os atores. Precisamos avançar rapidamente, pois a cada nova temporada deixamos de receber turistas. Tivemos grandes avanços desde 2021, com um crescimento de 50% na arrecadação de ISS Turismo, mas queremos atrair mais pessoas, gerar emprego, renda e oportunidades para a vida dos cidadãos”, disse o prefeito.

No passado, quando os navios tinham alturas menores, os cruzeiros ancoravam no Porto de Vitória, no Centro da capital. O Seabourn Quest é uma destas embarcações. Ele está entre os menores navios de cruzeiro em operação - Foto: Andre Sobral
No passado, quando os navios tinham alturas menores, os cruzeiros ancoravam no Porto de Vitória, no Centro da capital. O Seabourn Quest é uma destas embarcações. Ele está entre os menores navios de cruzeiro em operação – Foto: Andre Sobral

Companhias estudam novo destino

A parada estratégica em Vitória já está sendo avaliada pelas companhias de cruzeiros que atuam no Brasil, principalmente a Costa e a MSC. Renê Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiros no Brasil, disse, durante o evento Cruise360, que o processo de trabalhar em um novo destino é imenso. “Mas já estamos trabalhando Vitória e Ilha do Mel, no Paraná”.

Marco Ferraz, presidente da Clia no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), completou que estão trabalhando com escalas-teste nos dois destinos. Segundo ele, o fomento de novas paradas é fundamental para que cruzeiristas recorrentes se interessem em conhecer novos lugares, além de fomentar a atividade turística no local Rodrigo Stange, presidente executivo da Abav-ES (Associação Brasileira de Agências de Viagens), disse que as expectativas em relação à parada estratégica de cruzeiros em Vitória são muito positivas para o turismo capixaba, visto que os passageiros poderão desembarcar e visitar pontos turísticos, movimentando os bares, restaurantes, praias e outros locais de interesse.

De início, segundo Stange, não está previsto embarque em Vitória para novos passageiros, somente desembarque de turistas pela manhã e o retorno ao navio no fim da tarde. “Existe uma logística de estrutura que precisa ser analisada para se ter um terminal para embarques e desembarques o que, neste momento, não existe para os atuais navios de cruzeiros de grande porte”, disse.

Você sabia?

O Porto de Vitória já registrou mais de 31 paradas em uma única temporada de cruzeiros, em 2011. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Turismo de Vitória, a temporada de cruzeiros 2011/2012 bateu recordes no número de passageiros e de embarcações no porto. Passaram por Vitória um total de 55.263 passageiros, número 121% maior que na temporada anterior, quando a capital capixaba recebeu aproximadamente 25 mil passageiros. Em dezembro de 2022, após três anos sem embarcações turísticas atracadas, o Porto de Vitória recebeu o Ocean Explorer, com 82 tripulantes e 98 passageiros de 15 países.

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 224, de novembro de 2024. Leia a edição completa de Turismo aqui.

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