24.9 C
Vitória
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Confira o ranking das prefeituras mais transparentes do ES

Colatina, Vila Velha e Cachoeiro foram apontadas como as mais transparentes. Foto: Divulgação (prefeitura Cachoeiro)

O levantamento sobre Transparência e Governança foi divulgado pela ONG Transparência Internacional. Colatina ficou em primeiro lugar

Por Josué de Oliveira

A Transparência Internacional divulgou um levantamento que aponta o ranking sobre Transparência e Governança Pública em prefeituras do Espírito Santo. Em primeiro lugar ficou o município de Colatina.

Em seguida vem os municípios de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Afonso Cláudio e João Neiva.

Foram avaliados pela ONG os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras, além dos canais criados para participação da sociedade.

Como por exemplo, plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento.

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, disse que esse resultado demonstra a responsabilidade da gestão com os recursos públicos, com o acesso à informação e com a prestação de contas.

“Estamos adotando práticas modernas de governança e transparência, estamos administrando Colatina com objetivos coletivos, utilizando critérios técnicos de avaliação e monitoramento e mantendo ótima relação com o legislativo, judiciário e órgãos fiscalizadores.

E prosseguiu: “Ter uma cidade do interior em primeiro lugar neste importante ranking, à frente dos municípios da região metropolitana, recoloca Colatina no protagonismo e liderança do desenvolvimento do Espírito Santo”.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, Vila Velha deu um salto em transparência pública e isso mostra o nível de comprometimento e respeito não só com os recursos, mas mostra para os munícipes e órgãos de controle como esses recursos voltam à sociedade.

“Em 2020 estávamos em 23º lugar, chegamos ao 3º em 2021 e já estamos melhor colocados na avaliação da Transparência Internacional. Ou seja, Vila Velha está bem avaliada, se destacando e caminhando para a 1ª colocação na avaliação oficial do Tribunal de Contas”.

Em Cachoeiro, o prefeito Victor Coelho diz que esse índice enche o município de orgulho. “Aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito à transparência e combate à corrupção”, reforçou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade