20.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Confiança do empresário industrial cresce em junho no ES

O aumento da confiança foi puxado pelo crescimento dos índices Condições Atuais (+1,4) e Expectativas para os Próximos Meses (+0,2)

Por Amanda Amaral, com informações do Observatório da Imprensa

O crescimento em junho foi de 1,5 ponto frente ao mês anterior, segundo informações divulgadas pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). No mês, o índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) marcou 58,0 pontos.

- Continua após a publicidade -

Esse aumento ampliou a distância da média histórica do índice (54,4 pontos). O Icei tem linha divisória de 50 pontos, indicando confiança acima desse nível e falta de confiança abaixo desse valor. Segundo divulgado pelo Observatório da Imprensa, o aumento é atribuído ao desempenho de dois componentes.

O índice de Condições Atuais subiu 4,1 pontos em relação a maio e, ao cruzar a linha dos 50 pontos, o indicador passou a mostrar melhora na percepção para realizar negócios.

Confiança do empresário industrial cresce em junho no ES
Os dados do índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) foram divulgados pela Findes. Foto: Jhonatan Blendon

Já o índice de Expectativas para os Próximos Meses, subiu 0,2 ponto e registrou 61,0 pontos, e “com isso continua sinalizando um otimismo mais disseminado entre os industriais capixabas para o futuro próximo”, destaca o relatório.

Para o Brasil, o ICEI também apresentou alta em junho de 2022 (+1,3 ponto), saindo de 56,5 pontos para 57,8 pontos. O índice segue acima da linha divisória e continua indicando confiança do empresariado da indústria.

O ICEI é um indicador mensal. De acordo com o Observatório da Imprensa, ele é elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses. A pesquisa ouviu 1.573 empresas em todo o país entre 1º e 7 de junho. Desse total, 603 são de pequeno porte, 592 de médio porte e 378 de grande porte.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA