24.4 C
Vitória
segunda-feira, 16 DE setembro DE 2024

Condomínio irregular é multado por desmatamento na Serra

Sem autorização legal, empresa construiu casa, barragens e estradas em área de preservação ambiental 

Por Otávio Gomes*

Empresa proprietária de condomínio irregular foi multada por desmatamento e queima ilegal de mata nativa no distrito de Putiri, zona rural do município da Serra. A infração foi flagrada pelo instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

- Continua após a publicidade -

A área onde condomínio foi construído abrigava cerca de 47 hectares de mata nativa do Espírito Santo. O desmatamento foi identificado por meio do sistema de alerta via satélite do MapBiomas – sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros, mantido por ONGs, universidades e empresas de tecnologia.

A empresa foi autuada por supressão de vegetação de Mata Atlântica em Área de Preservação Permanente (APP) e queima sem autorização. Ela terá que pagar um total de R$ 212.397,26 e trabalhar na recuperação do dano ambiental. Uma APP, segundo o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/12), é uma área protegida, com a função ambiental de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e proteção do solo.

Condomínio irregular é multado por desmatamento na Serra
Foto: Divulgação – Idaf

No local da infração, foram construídos uma casa, três barragens e estradas de acessos pavimentadas. Ao todo, as construções irregulares renderam a aplicação de três multas: uma pela queima de 5.508 metros quadrados de vegetação nativa em estágio médio sem autorização do Idaf; a segunda por desmatar 22.149,09 metros quadrados de Mata Atlântica em estágio médio de regeneração; e a última por desmatar 20.140,28 metros quadrados de vegetação nativa em APP.

*Sob a supervisão de Erik Oakes

LEIA MAIS
170 alunos da rede estadual foram selecionados para intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile 170 alunos da rede estadual foram selecionados para intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile - Participantes receberam bolsas para Curso Intensivo de Línguas, seguro saúde e ajuda de custo mensal de US$ 400,00 para despesas do governo capixaba
ES lançará portal com 580 serviços do governo em um único site até 2026 ES lançará portal com 580 serviços do governo em um único site até 2026 - Com o uso de inteligência artificial, a nova plataforma digital permitirá que os cidadãos acessem todos os serviços governamentais de forma simples e unificada

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA