Incentivar a utilização de novas tecnologias na produção de café, sempre buscando a melhoria contínua da qualidade do produto produzido em Venda Nova do Imigrante. Com esse objetivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está apoiando o 3º Concurso de Café de Qualidades do município. A solenidade de premiação será realizada às 19hs, no Ginásio da Apae, na próxima sexta-feira (18). Venda Nova é referência na produção de café de qualidade superior, prova disso é que alguns cafeicultores do município já foram premiados em outros concursos, em níveis estadual e nacional. Entretanto, o concurso municipal possibilitou a inserção de um maior número de produtores rurais no processo de produção de café de qualidade. Nesta terceira edição, o Incaper auxiliou a prefeitura na mobilização para os produtores rurais participarem e também na auditoria dos critérios socioambientais do concurso, fator que compõe 20% da nota da competição. Neste ano 80 amostras foram inscritas, das quais 20 foram selecionadas como as finalistas.
Segundo o chefe do escritório local do Incaper, Agno Tadeu, o evento vem se fortalecendo a cada ano. “O concurso municipal de café de qualidade de Venda Nova do Imigrante é um evento que se fortalece ano após ano e ações como esta são de fundamental importância para incentivar a produção de cafés de qualidade superior”, disse.
O concurso se dá em duas etapas, sendo que na primeira uma comissão julgadora, composta por classificadores de café, selecionam as 20 melhores amostras. Na segunda etapa as amostras classificadas pelo somatório da nota atingida na avaliação sensorial e pela nota da avaliação socioambientais adotados na unidade de produção.
Os seis primeiros colocados receberão premiações em dinheiro, os valores variam de R$5 mil a R$500, enquanto os classificados do sétimo lugar até o décimo recebem dez sacas de fertilizantes como premiação. Após a entrega dos prêmios haverá um jantar de confraternização para os cafeicultores do município. A cafeicultura, em Venda Nova do Imigrante, ocupa uma área de aproximadamente 3.600 hectares, com uma produção média anual entre 50 a 60 mil sacas de café beneficiado. Os dados são da Comunicação do Incaper.