24.4 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Compra de seminovos: cuidado para não cair em golpes

Leia Também

Sindiex tem novo presidente

Sidemar Acosta, que era o primeiro vice-presidente, passou a assumir a presidência, tendo como vices os executivos Agnaldo de Assis e Erimar Trindade.

Em novo recorde, País anota 1.349 mortes por covid-19 em 24h; total vai a 32.548

Em novo recorde pelo segundo dia consecutivo, o Brasil registrou 1.349 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 32.548, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira, 3, pelo Ministério da Saúde

Mais de 16 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Chegou a 16.121 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

É necessário ter um cuidado elevado na hora da aquisição de um veículo usado

Na hora de comprar carros seminovos são muitos os truques que podem prejudicar as finanças do consumidor. Por isso, é importante saber quais são os golpes geralmente aplicados para se prevenir contra possíveis prejuízos na hora em que for escolher um modelo.

As histórias de consumidores que foram trapaceados nesse tipo de negócio são muitas. “Na maioria das vezes, o consumidor tem pressa em adquirir o carro desejado, bem como inexperiência na negociação — que, na verdade, requer conhecimento em relação à mecânica, conservação e documentação do veículo. Isso pode levá-lo a fazer um mau negócio e perder dinheiro.” explica Maurício Feldman, sócio-fundador da Volanty, autotech que conecta compradores e vendedores de seminovos.

Para que o consumidor esteja melhor preparado para este momento da troca de carro, é importante estar atento aos detalhes. A Volanty separou algumas dicas para não cair nos golpes mais comuns do mercado.

Atenção ao odômetro adulterado

Adulterar o odômetro é um dos mais recorrentes golpes na venda de carros. Essa prática faz com que o carro pareça ser mais novo e pouco rodado, visto que a quilometragem nesse caso fica bem abaixo da real. A dica para escapar disso é verificar o estado de conservação dos outros itens do veículo, como volante, pedais, bancos e câmbio. As condições dos componentes do carro devem ser coerentes com a quilometragem apresentada no odômetro.

Verifique se o carro está mesmo no nome do vendedor

Vender um carro que não esteja no nome do atual dono é ilegal e pode causar muitos transtornos. Esse é um cenário bem comum quando o carro está em situação irregular “Em situações de roubo e também de financiamentos que não foram pagos a alteração do nome do proprietário é bastante comum. Isto torna a transferência para outra pessoa impossível de ser feita” explica Maurício.

Alguns vendedores utilizam isso como forma de praticar preços abaixo daqueles do restante do mercado. A dica para não cair nessa fraude é comprar apenas veículo que esteja no nome do vendedor, além de procurar um especialista de confiança que possa verificar os antecedentes documentais.

No caso dos veículos selecionados pela plataforma da Volanty, é realizada uma inspeção completa, inclusive nos documentos, garantindo mais segurança ao comprador e menos dor de cabeça para o vendedor.

Atenção às apreensões veiculares

Nessa modalidade, os golpistas oferecem veículos com preços abaixo do mercado. Tratam-se de carros que foram apreendidos por autoridades ou que irão a leilão por motivo de falência, dívidas, multas, entre outros. É possível evitar a compra destes automóveis verificando todos os antecedentes documentais do seminovo escolhido.

Reparos na lataria

Alguns veículos, devido ao tempo de uso e falta de cuidados, podem apresentar problemas sérios na lataria, isso é algo que desvaloriza o automóvel. Para vender o automóvel a um bom preço, os proprietários podem agir de má fé e fazer reparos para disfarçar os problemas e vendê-los rapidamente. Para evitar essa situação, avalie com cuidado o veículo, de preferência à luz do dia, quando é possível determinar com facilidade o aspecto geral da lataria. Se possível, leve, na visita, um mecânico de confiança.

Limpeza do motor

Limpeza é bom, mas acima do normal, inclusive na parte inferior do veículo, é um motivo de desconfiança. Isso porque, essas partes do carro normalmente acumulam sujeira. O veículo pode ter sido limpo para encobrir possíveis vazamentos. Fique atento!

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Vida Capixaba

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).
Continua após publicidade