Especialista ensina como preparar a mesa para o Réveillon

Foto: Reprodução

Abusar de lindos talheres, pratos e jarras são detalhes para garantir uma linda ceia de ano novo

Por conta das tradicionais festas de fim de ano, muitas pessoas gostam de receber os familiares com uma mesa bem-posta e utensílios ideais para este momento de confraternização.

De acordo com a produtora de decoração de mesa, Jaque Devens, as festas – tanto em ambientes fechados ou ao ar livre – podem ter a mesa como foco, então a ideia é abusar de taças, talheres, pratos, jarras e vasos com pequenos arranjos também são detalhes que conquistam os convidados.

“Especialmente no caso do Natal e do Ano Novo que são festas em que as comidas são parte da tradição é importante investir em travessas e refratários, que transmitam o estilo que a comemoração pede”, destacou Jaque.

E muita gente pode pensar em ficar só nas louças brancas, mas atualmente as peças coloridas também tem seu charme. “Além da brincadeira de mexer com as combinações é interessante também usar a criatividade com este tipo de material. Por exemplo, mesclar as porcelanas brancas com outras cores, especialmente o dourado, nesta época, também pode ser interessante”, sugeriu a especialista.

Usar o dourado é uma das opções para deixar a mesa com tom de requinte. – Foto: Reprodução

A especialista conta ainda que é importante adaptar as louças ao cardápio que será servido na ceia. “Além dos itens tradicionais, como pratos, copos e talheres, também é possível investir, por exemplo, em sopeiras e saladeiras para as entradas. Ainda é interessante pensar em tigelas para a sobremesa e xícaras com pires diferenciados para quem gosta de servir um café ao final do serviço. Isso demonstra uma preocupação do anfitrião em oferecer um serviço de qualidade aos convidados”, orientou Jaque.

Outros detalhes

As velas dão o charme a qualquer evento e nestas ocasiões não poderia ser diferente. Se for decorar uma mesa de jantar, distribua as velas no meio da mesa com um lindo porta-velas. Se estiver planejando uma festa com um número maior de convidados, utilize as velas em tamanhos variados e espalhe-as por todo a ambiente.

As flores também são ótimas para esta ocasião. “Para a mesa do ano novo os arranjos em branco, prata ou dourado são os mais tradicionais. Flores naturais brancas ou até tropicais podem ajudar a sua festa a ter todo charme e elegância que o momento pede”, comentou a especialista. Para não perder o foco com a natureza, ela sugere ainda usar uma folha grande para fazer a função de sousplat.

 

Conteúdo Publicitário